Lazer e Entretenimento

O encantado e saudoso mundo dos brinquedos

O Natal passou e, certamente, ao ver os brinquedos que seus netos ganharam, inclusive de você, as lembranças te remeteram àqueles que recebia em sua infância. E como eram tão diferentes dos atuais…

Para ativar essas recordações, de maneira mais concreta, boa sugestão é visitar, até o próximo 1º de março, a exposição ‘Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos’, no Farol Santander São Paulo.

São mais de mil peças, entre brinquedos icônicos e mobiliários: bonecas, jogos, carrinhos, figurinhas, autoramas, robôs e muitos outros itens que marcaram época.

“A exposição convida os visitantes, de todas as idades, a reconhecer a importância do brincar” – afirma Bibiana Berg, head sênior de Experiências, Cultura e Impacto Social do Santander Brasil. Segundo ela, a mostra propõe um mergulho sensível e afetivo pelas infâncias brasileiras entre as décadas de 1940 e 1980, período em que os brinquedos refletiam – em forma, cor e função – as transformações culturais, sociais e tecnológicas do País”.

Para o curador Gandhy Piorski, “cada peça exibida carrega o reflexo de seu tempo – dos hábitos domésticos aos sonhos tecnológicos, da manualidade à ciência, do afeto familiar à cultura pop – revelando como diferentes épocas moldaram os modos de brincar no País”.

Raridades

Entre as raridades estão a coleção de bonecas Susi, lançadas em 1966 e transformadas em modelos exclusivos brasileiros a partir de 1969, e a primeira fashion doll do Brasil, a “Susi Olhos Pintados”, produzida com roupas, chapéus, maquiagens e acessórios. Também está exposto o Forte Apache Casablanca, brinquedo clássico que remete ao Velho Oeste, muito popular nas décadas de 1960 e 1970, com figuras de índios e caubóis, cavalos e cabanas que simulam o conflito histórico entre o Exército Americano e os Apaches.

Outros destaques são a primeira boneca Emília, inspirada na personagem do Sítio do Picapau Amarelo, confeccionada em feltro e vendida exclusivamente nas lojas Mesbla; e os famosos brinquedos de lata litografada, jogos de madeira, soldadinhos de chumbo e até uma rara miniatura do “Postinho Esso”, produzido também em madeira.

Acervo

As peças em exposição fazem parte da coleção de Ana Caldatto, referência nacional no estudo e preservação dos brinquedos brasileiros. “Me sinto uma colecionadora de emoções”, resume a pesquisadora ao explicar que cada peça carrega marcas de uso, memória do brincar e tem o poder de nos transportar a uma viagem ao tempo. Com mais de quatro décadas dedicadas a reunir exemplares que fazem reviver o imaginário lúdico de várias gerações, seu acervo abrange itens desde os anos 1920 até os dias atuais. O foco está naqueles das décadas de 60, 70 e 80, período em que o plástico democratizou o acesso ao brincar.

Serviço

–  Exposição “Uma Viagem ao Mundo dos Brinquedos”

–  Até 1 de março de 2026

–  Local: 22º andar do Farol Santander São Paulo

–  Endereço: Rua João Brícola, 24 – Centro da capital paulista

–  Horário: Terça a domingo, das 9h às 20h

– Ingressos: R$ 45,00 (inteira) e R$ 22,50 (meia) – disponíveis no site farolsantandersaopaulo.com.br e na bilheteria local

– A mostra é apresentada pelo Ministério da Cultura e Santander Brasil, com organização da Brazimage.

Fotos: Divulgação