Turismo

A importância do seguro-viagem para o público sênior

Por: Celso Guelfi*

Viajar sempre foi uma das experiências mais transformadoras da vida. E, na terceira idade, esse desejo ganha significado ainda mais especial. Os viajantes 60+ se tornam particularmente ativos, independentes e conectados, e vêm comprovando que o tempo é um aliado valioso para explorar o mundo, reencontrar amigos e familiares ou simplesmente desbravar novos destinos.

O movimento não é isolado. De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do IBGE, esse público já representa 14,7% da população brasileira. Com mais autonomia, acesso à informação e conectados à internet, os 60+ planejam cada detalhe da viagem, pesquisam destinos, comparam hospedagens, avaliam atrações turísticas, verificam restaurantes e analisam o melhor custo-benefício. Mas em meio a tantos itens do checklist, um deles é prioridade – o seguro-viagem.

Para qualquer viajante, independente da idade, o seguro é investimento essencial. Trata-se de uma ferramenta para amparar em eventuais acidentes, imprevistos de saúde, extravio de bagagem ou qualquer situação inesperada. Na terceira idade, essa proteção torna-se ainda mais relevante. Afinal, estamos falando de uma turma que precisa curtir momentos de lazer com tranquilidade.

Na GTA, o trabalho diário visa tornar essa experiência mais segura e confortável. Além do orgulho de oferecer planos especialmente desenvolvidos para o público sênior, que incluem cobertura para doenças preexistentes, acompanhante em caso de hospitalização, seguro de vida por morte, regresso sanitário e assistência completa em situações de urgência. Além disso, o viajante conta com reembolso de despesas farmacêuticas, suporte odontológico e equipe preparada para orientar, acolher e resolver.

Tecnologia e humanização precisam caminhar juntas. Por isso, os investimentos contínuos em soluções inovadoras que proporcionem agilidade, sem prescindir do cuidado individual.

Um dos maiores diferenciais da GTA é o atendimento por telemedicina com scan facial. Assim que o passageiro descreve seus sintomas à central, recebe um link para medir seus sinais vitais, diretamente pelo celular. Em apenas 60 segundos, o sistema identifica informações como frequência cardíaca, pressão arterial, saturação de oxigênio, hemoglobina, nível de estresse e indicadores de bem-estar. Esses dados são enviados para análise médica em tempo real e, conforme o diagnóstico, o paciente é encaminhado imediatamente para teleconsulta. Praticidade aliada à segurança, algo fundamental especialmente para os longevos.

Outro pilar essencial do trabalho da GTA é o atendimento humano, disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, em qualquer parte do mundo. A terceira idade não pode esperar, e nós sabemos disso. Dessa forma nossa rede global está preparada para oferecer suporte imediato e acolhedor.

Essa qualidade dos serviços só é possível, porque mantemos compromisso contínuo com a capacitação do agente de viagem. Como empresa 100% focada no B2B, acreditamos que esse profissional é o elo fundamental entre o turista e a nossa empresa. Por isso, ao longo de todo o ano, promovemos treinamentos presenciais e virtuais, reforçando a cultura do seguro-viagem.

Na GTA, cuidar de pessoas é uma missão. Garantia de que cada viagem seja tranquila, segura e inesquecível.

* Celso Guelfi é formado em administração de empresas e ciências contábeis, com pós-graduação em marketing. Em 1990, decidiu trocar a bem-sucedida posição de executivo numa empresa de logística, para empreender e criar, no mesmo ano, a GTA, da qual é presidente. Hoje, são mais de 35 anos à frente do negócio.