Por: Maísa Braga Aguiar*
A longevidade saudável refere-se à extensão da vida com qualidade, onde o foco não é apenas viver mais, mas viver melhor, com saúde física, mental e social. Uma pesquisa sobre centenários e “SuperAgers” revela que fatores genéticos, aliados a estilos de vida, em conformidade com atenção à saúde, contribuem para uma vida longa e produtiva, com resiliência cognitiva e menor incidência de doenças relacionadas à idade.
A interação entre genética e ambiente é complexa. Embora alguns marcadores de genes tenham sido identificados, seu impacto pode ser menos relevante do que o de fatores ambientais e comportamentais.
‘Blue Zones’
As “Blue Zones” são regiões conhecidas por abrigar populações que se destacam pela longevidade saudável, como Okinawa, no Japão; Ikaria, na Grécia; e a península de Nicoya, na Costa Rica, entre outras. A literatura identificou várias práticas de estilo de vida comuns nessas áreas.
Nutrição e atividade física
Em regiões como Nicoya, na Costa Rica, a dieta é rica em alimentos de origem vegetal, como cereais e leguminosas, com consumo moderado de proteína animal. Em Ikaria, Grécia, há uma adesão significativa à dieta mediterrânea, que inclui azeite de oliva, frutas, vegetais e consumo moderado de carne.
A atividade física é parte integrante do estilo de vida, com muitos habitantes envolvidos em rotinas diárias que promovem o movimento, como jardinagem e caminhadas.
Contato social e espiritualidade
A interação social frequente e o apoio familiar são comuns, como observado em Ikaria, onde a maioria das pessoas relatou contatos sociais diários. A participação em eventos religiosos e a crença em Deus são comuns, contribuindo para um senso de propósito e bem-estar.
Em algumas zonas, como a Sardenha, há um consumo reduzido de álcool e tabaco, o que pode contribuir para a longevidade.
Como adotar mudanças?
O suporte profissional especializado, como o oferecido por geriatras e equipe multiprofissional, é essencial para implementar mudanças de estilo de vida de forma segura e eficaz. Isso é particularmente importante em populações idosas, onde a presença de comorbidades pode complicar a adoção de novos hábitos. Estudos mostram que mesmo em idades avançadas, a adoção de práticas saudáveis pode aumentar a expectativa de vida, mesmo na presença de doenças crônicas.
Portanto, a longevidade saudável é um objetivo multidimensional que envolve intervenções em várias áreas para promover não apenas a extensão da vida, mas também a qualidade dos anos transcorridos.
Dia Internacional do Idoso
Especialmente hoje, dia 1º de outubro, comemoramos o ‘Dia Internacional do Idoso’, um momento especial para honrar aqueles que trazem consigo a sabedoria dos anos e as histórias que moldaram nossa sociedade. A longevidade é um convite à reflexão. Em um mundo que valoriza a juventude, é fundamental reconhecermos a beleza da maturidade. Possamos, juntos, incentivar cada um na construção de uma longevidade saudável, promovendo ambiente onde todos os ciclos da vida sejam valorizados e bem vividos.
Que tal cada um, junto de suas famílias e amigos, criar suas próprias “Blue Zones”?
*Maísa Braga Aguiar é médica com Residência em Geriatria pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP/EPM) e em Clínica Médica pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Atualmente, compõe o corpo clínico do Instituto Longevità e é médica assistente do Ambulatório de Longevos (acima de 80 anos) e de Geriatria do Esporte da UNIFESP. É também preceptora afiliada da Residência de Geriatria e Gerontologia da UNIFESP e pesquisadora nas áreas de longevidade, promoção à saúde, sarcopenia e demências na mesma instituição.
Que artigo esclarecedor!
Parabéns para a Dra. Maísa!
Para mim foi um incentivo a melhorar minha rotina aos 64 anos. Há tempo para vida longa e melhor.
Obrigada! Sempre há tempo para mudanças de estilo de vida. Conte comigo!
Show! Quero envelhecer seguindo seus conselhos. Parabéns pelo lindo texto e obrigada por se dedicar aos idosos com tanto amor e competência
Fico muito feliz que tenha gostado! É gratificante saber que meu trabalho pode inspirar. Estou sempre aqui para compartilhar mais conselhos.
Adoro perguntar aos longevos o segredo de chegar até lá e as respostas são diversas, mas geralmente envolvem amor, família, amigos e bom humor!
Realmente, essas características são marcantes! ☺️
Post muito relevante!! Parabéns
Muito obrigada Dra. Marisa! Muito obrigada por seu cuidado e carinho!
Parabéns pelo belo texto esclarecedor e pelo incentivo que recebemos de você. Um abraço e um beijo dos seus avós Raimundo e Izolina com nossos 95 anos bem vividos e seguindo seus ensinamentos.