
A partir de amanhã (22 de outubro), até o próximo 1º de novembro, ruas, praças, museus e bares do centro histórico de São Paulo receberão mais de 40 apresentações gratuitas de espetáculos nacionais e internacionais. Trata-se da 2ª edição do MIACENA (Mostra Internacional de Artes Cênicas em Espaços Não Convencionais e Alternativos).
Além de espetáculos, a programação traz a Feira Sustentável, o Sarau da Mia e ações formativas sobre Cultura Circular, aproximando arte, cidade e comunidade. O evento reúne artistas de 5 estados brasileiros e projetos de Portugal, Argentina, França e África.
Idealizada por André Acioli e Dani Angelotti, a mostra promove encontros entre arte e vida urbana, com ações formativas sobre Economia e Cultura Circular, e abre espaço para trabalhos em processo, incentivando a troca com o público. “A MIACENA parte do princípio de que a cidade é também um palco e um espaço de convivência. Ao ocupar esses espaços, convidamos o espectador a perceber a arquitetura, a memória e os fluxos cotidianos como parte ativa da cena”, destacam os idealizadores.
Entre as atrações internacionais está a primeira exibição da obra em processo Sumergidos, da companhia argentina De La Mejor Manera, que imagina uma Buenos Aires parcialmente submersa. Da França, chega Ela Perdeu o Controle, em parceria com o Brasil, que propõe uma experiência sonora imersiva sobre vigilância e controle.

“No futuro, esperamos que o festival contribua para ampliar o acesso do público às artes cênicas e inspirar novas gerações de artistas a repensar seus modos de produção e relação com o espaço urbano. O impacto que buscamos não é apenas estético, mas também social e político”, afirma André Acioli.
O evento tem patrocínio do Banco do Brasil, Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústrias Criativas e Secretaria Municipal da Cultura da Cidade de São Paulo.
A programação completa está no site www.miacena.com
Mais informações, acesse:

