Famosa por sediar um dos maiores festivais de dança do mundo e conhecida como “Cidade das Flores” Joinville, neste mês de novembro, transforma-se em destino irresistível para turistas e moradores da região, com magia, flores, cultura e o início das celebrações mais aguardadas do ano.

O grande destaque são os festejos do Natal, que se estendem do próximo sábado dia 15 de novembro até 4 de janeiro. Serão mais de 50 dias de programação e atrações gratuitas.
Sob o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville 2025 promete resgatar tradições e reacender emoções em um circuito ampliado e repleto de novidades. A celebração, que consolida a cidade como um dos principais destinos natalinos do Sul do Brasil, ocupará praças, ruas e outros espaços da área central, convidando moradores e turistas a vivenciarem uma experiência única.
Com direção artística de André Gress, que atua em produções da Broadway, o show contará com a participação do Instituto Arte Maior, da Cia MOA e da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Segundo Camila Duarte, presidente do Instituto Natal Joinville, responsável pela organização do evento, música, dança, teatro e efeitos especiais prometem encantar o público. “Ao final da primeira noite de apresentação, as luzes da decoração natalina serão acesas, marcando o início oficial dos festejos”.
Entre as novidades desta edição, destaca-se o Bosque Encantado – Caminho de Luzes, atração cenográfica e sonora instalada nos jardins do Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC).
Outro ponto alto são os tradicionais Desfiles de Natal, com carros alegóricos e ornamentações inspirados nos mundos encantados de Joinville: das artes, das delícias e das bicicletas.
“Temos infraestrutura acolhedora, belas paisagens, agenda cultural diversificada e eventos que encantam pessoas de todas as idades. Visitar Joinville em novembro é viver uma experiência completa, que une tradição, arte, natureza e a magia do Natal”, afirma Guilherme Gassenferth, secretário de Cultura e Turismo de Joinville.

Mais atrações
A tradicional Festa das Flores chega à sua 85ª edição, reunindo exposição e venda de flores, feira multissetorial, concursos e gastronomia. Com diversidade de cores e aromas, o evento ocorre na Expoville, de 18 a 23 de novembro.
Para os amantes da natureza, o Parque Hemero é um refúgio de paz e beleza. Durante o Festival de Primavera – que teve início dia 1º de novembro e se estende até 21 de dezembro – os visitantes podem explorar jardins temáticos com variedade de flores e plantas, além de desfrutar de atrações musicais, visitas guiadas e autêntica gastronomia artesanal.
O Gala Joinville – Bolshoi & Camerata – O Quebra-Nozes será apresentado na noite do dia 23 de novembro, no Centreventos Cau Hansen. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil se une à Camerata Florianópolis para apresentar o espetáculo, que reúne cerca de 90 bailarinos e 50 músicos e inova com animações gráficas que transformam o cenário.
Fotos: Divulgação

