
A magnitude de Ziraldo ganha nova projeção no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, pela exposição ‘Mundo Zira’, que celebra a história multifacetada do seu talento como quadrinista, multiartista e escritor.
Com direção artística e curadoria de Adriana Lins e Daniela Thomas, sobrinha e filha do artista, respectivamente, a mostra leva o espectador a uma experiência imersiva e sensorial dentro do universo imaginativo e inspirador de Ziraldo, que encantou o mundo com sua genialidade. Permite, ainda, que os visitantes cocriem e personalizem a arte de Ziraldo, dando a ela um toque individual feito pelas composições digitais que se apresentam em ‘Mundo Zira’.
Com o objetivo de fascinar pessoas de todas as idades, a exposição traz muito do caráter comunicativo e democrático de sua obra, prendendo o público àquele imaginário ímpar e sensorial. Um mergulho nas criações mais celebradas, com áreas temáticas dedicadas a clássicos como ‘Flicts’, ‘O Menino Quadradinho’ e ‘A Turma do Pererê’.

O percurso da mostra incentiva a criatividade e a imaginação, com design que mescla painéis projetados e artes gráficas, propiciando imersão total. Adultos e crianças podem interagir com o cativante mundo dos personagens, vivenciando de perto histórias inspiradoras da literatura infanto-juvenil brasileira.
“Mundo Zira” transcende o conceito de uma exposição usual: é um convite à criatividade, pluralidade, sensibilidade e imaginação. A interação com as obras oferece experiência educativa, unindo arte, tecnologia, mensagens sociais e ambientais. Temáticas que atravessaram gerações, são substancialmente urgentes nos tempos atuais e Ziraldo as trouxe para o mundo de forma pioneira e elucidativa desde os anos 60, ajudando a educar e a formar crianças e adultos.

Uma grande projeção interativa, convida o visitante a ser o maestro que faz bailar as páginas do livro ‘Flicts’, no ritmo da música composta especialmente por Sérgio Ricardo, em 1972 para o espetáculo baseado no livro. Em painéis sensíveis ao toque, a ‘Turma do Menino Maluquinho’ propõe um jogo divertido. Cada um dos personagens se divide em três partes: pernas, tronco e cabeça, onde o visitante pode brincar, misturar e até construir personagens novos.
“Quando pensamos em Ziraldo, pensamos neste olhar para a arte essencialmente democrático e plural. A obra dele, em sua essência, já sugere compartilhamento com o mundo. Ele sempre tinha algo mais a falar depois que as histórias terminavam, ousando, provocando e fazendo com que as pessoas pensassem. Desta maneira, podemos dizer que sua obra é, por si só, interativa, justamente por estabelecer esse diálogo com o público. Pensamos em sua linguagem mais apaixonante, quando passou a falar com as crianças. Trouxemos, por exemplo, ‘Planeta Lilás’ e ‘O Bichinho da Maçã’. Esperamos levar essa imersão tão rica na obra dele para todos os visitantes”, diz Adriana Lins, que também é diretora do Instituto Ziraldo.
Serviço
- Exposição “Mundo Zira”
- Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo – Espaço Anexo
- Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – São Paulo-SP, próximo à estação São Bento do Metrô
- Até 27 de outubro de 2025, todos os dias, das 9h às 20h (exceto às terças)
- Ingressos: Gratuitos em bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB Semanalmente, às sextas-feiras, novos ingressos serão disponibilizados para a semana seguinte, tanto no site, quanto na bilheteria. Ao selecionar o ingresso, o visitante escolhe a data e o horário.
- O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h
- Informações: (11) 4297-0600 – ccbbsp@bb.com.br