Por Paulo Machado*
- A famosa Vila de Sintra fica a cerca de 30 km e 40 minutos de Lisboa (de carro ou de trem), no sopé da Serra de Sintra. Suas características únicas fizeram com que a Unesco a classificasse como Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria “paisagem cultural”. Foram considerados, tanto a riqueza natural como o patrimônio construído, na vila e na serra, esta de vegetação abundante, inserida no Parque Natural Sintra-Cascais.
- Desde os tempos muito remotos, Sintra foi o local escolhido para a fixação de diversos povos que passaram pela Península Ibérica e deixaram marcas da sua presença. No século XII, o 1º Rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou o Castelo dos Mouros. Mais tarde, seus sucessores, sobre os restos de um palácio árabe, construíram sua residência de repouso, o Palácio da Vila, também conhecido por Palácio Nacional de Sintra. Aqui conservam-se ainda muitas reminiscências árabes, principalmente os azulejos, os pátios e as fontes. Sua arquitetura é, no entanto, marcada pelas duas enormes chaminés cônicas, construídas na Idade Média.
- Destaque também para os palácios como o da Pena, edificado na época do romantismo, num dos picos da Serra; o da Regaleira; o de Seteais, do século XVIII, hoje convertido num elegante hotel; e o de Monserrate, célebre pelos seus belíssimos jardins com espécies exóticas e únicas no país.
- Merece especial referência a doçaria de Sintra, principalmente os chamados travesseiros e as famosas queijadas. Segundo documentos antigos, esses doces já eram confeccionados no século XII e faziam parte do rol de pagamentos de foros. Muito apreciada por reis e nobres, Sintra é exaltada por escritores e poetas: o britânico Lord Byron a chamava de “Éden Glorioso”.
- Em seus arredores, merecem referência a Praia da Maçãs; o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental do Continente Europeu; a Vila de Colares, que dá nome à uma região vinícola demarcada; e a pitoresca aldeia das Azenhas do Mar, incrustada numa falésia.
Hospedagem e Gastronomia
Em Sintra – tanto na vila como em seu entorno – há grande oferta de pequenos e variados restaurantes. Algumas casas e quintas foram transformadas em aconchegantes alojamentos, além de unidades hoteleiras de maior porte, fora do perímetro da vila.
Principais pontos para visitação
– Palácio da Vila
– Castelo dos Mouros
– Palácio da Pena
– Quinta da Regaleira
– Azenhas do Mar
– Cabo da Roca
Fotos: Visit Portugal
*Paulo Machado nasceu em São Paulo, tem cidadania portuguesa e é, provavelmente, o brasileiro que mais atravessou o Atlântico, fazendo o caminho inverso dos descobridores, o que o tornou um expert no destino.
Seção destinada a sugestões de viagem e como ampliar a experiência em localidades e produtos turísticos, sempre a partir do olhar de um profundo conhecedor do destino.