Turismo

Estive aqui

Egito

Há muitos anos tive a oportunidade de viajar profissionalmente para o Egito. Confesso que minha ansiedade aumentou quando me imaginei chegando bem perto das pirâmides Quéops, Quéfrem e Miquerinos, que já haviam me impressionado quando as conheci nas aulas de história, nos tempos do ginásio. A viagem teve início em São Paulo, com destino à Roma. E, no dia seguinte, prosseguiu para a capital egípcia, Cairo.

Tenho guardado na memória o primeiro momento quando, já no hotel, ao abrir as cortinas da janela do meu quarto, dei de cara com as três pirâmides. Elas tinham saído dos livros e se materializavam ali, na minha frente.

Visitá-las pode ter sido uma das maiores emoções que senti. Primeiro, por existirem há mais de quatro mil anos; segundo, por imaginar como e porque foram construídas (servir de tumba para seus faraós e pessoas importantes ou ricas); e terceiro, pelas suas dimensões.

De acordo com historiadores, estudiosos e pesquisadores, a pirâmide de Quéfrem mede 143m e a Miquerinos 62m. Já a de Quéops, que é a maior, tem 230m de largura e 174m de altura, foi construída por 100 mil homens, durante 20 anos, com 2,3 milhões de blocos de pedra, que pesam cerca de 2,5 a 60 toneladas cada.

As pirâmides – únicas sobreviventes entre as sete maravilhas do mundo antigo – receberam os nomes dos faraós, cujos corpos estão sepultados em seus interiores, onde há várias salas e passagens, além da câmara funerária. Me lembro que em uma delas era possível acessar sua parte interna por uma espécie de túnel muito estreito, muito baixo e descida muito íngreme. Eram duas filas com grande número de pessoas (mas muiiiitas mesmo): uma entrando e outra saindo. E ainda era preciso andar com a cabeça e costas abaixadas.

Entrei, dei alguns passos e saí. Me imaginar em um ambiente subterrâneo e claustrofóbico me assustou. Preferi continuar admirando pelo lado externo, inclusive a maravilhosa Esfinge de Gizé, a maior do mundo antigo, com 73m de comprimento, 19m de largura e 20m de altura. Feita de pedra calcária, é também a maior estátua esculpida num grande bloco de pedra. Tem cabeça humana, que simboliza a inteligência, e o corpo de leão, ou seja, a força do faraó.

Ainda no Egito, visitei a cidade de Memphis, primeira capital do país e, próximo à ela, Sakkara, onde está a única pirâmide escalonada.

Nessa mesma viagem conheci Jerusalém, mas deixo pra contar numa outra oportunidade. Aguardem!

#Egito

#Cairo

#Memphis

#Sakkara

Se você também esteve, publique sua foto e marque #afinaidade