Por Adrian Alexandri*
Visitar Gonçalves (MG), uma das entradas da Serra da Mantiqueira, é desbravar natureza exuberante, em uma cidade que ainda preserva ares de roça. Embora o turismo venha crescendo de forma rápida – com inúmeras pousadas e restaurantes mais sofisticados – é possível curtir o destino por meio de caminhadas tranquilas e descoberta de produtos e produtores locais. Aqui, cinco dicas para visitar a ‘Pérola da Mantiqueira’, como Gonçalves é chamada, e se apaixonar:
Fazer trilha ou passeio de 4×4
Comece a visita trilhando por Gonçalves, que fica em Área de Proteção Ambiental (APA). Uma das opções é contratar a Caminhos da Fer (@caminhosdafer), uma agência de turismo especializada em roteiros de ecoturismo e turismo rural. Criada por Fernanda Waack, a agência oferece experiências autênticas e inesquecíveis, conectando seus clientes com a beleza natural da região: caminhadas noturnas, trilhas, cachoeiras e passeios ao nascer e pôr do sol. Há também outras duas empresas que trabalham o segmento, todas oferecendo passeios com carros 4×4: Mantiqueiratur (@mantiqueiraecoturismo), da Thaynara; e Conexão Gonçalves (@conexaogoncalves4x4ecoaventura), do Flávio.
Harmonizar queijos e vinhos
Que tal provar os vinhos e queijos da região? Em 2024 foi criado o primeiro tour guiado por vinhedos na cidade. A Vinícola Artesã (@vinicolaartesa), juntamente com o Restaurante Sauá (@restaurantesaua), no bairro Sertão do Cantagalo, oferece a visita, que tem continuidade com degustações harmonizadas. Depois da experiência, ainda é possível fazer uma refeição no restaurante, do chef Vitor Pompeu, que serve pratos preparados com ingredientes da Mantiqueira.
Mergulhar no mundo do café
Para os apaixonados por café, o mestre de torra Agnaldo oferece, no Bendita Torra (@benditatorra), um tour para se mergulhar na jornada dos cafés especiais. Você pode acompanhar uma torra de café e testar o seu paladar em uma sessão de degustação com diferentes métodos de preparo. Saia de lá esquecendo o café de supermercado!
Conhecer um ícone da cidade: Dona Rosa
Entre uma degustação e outra comilança, você pode visitar a Dona Rosa, uma mulher que representa muito bem a cidade e a região. Compositora, cantora, e principalmente, pintora, faz quadros usando como tinta a própria terra, quando não folhas de frutas da redondeza. Com mais de 80 anos, ela adora uma prosa e fazer uma visita à sua casa é garantia de muitas histórias.
Descobrir o reino dos cogumelos
Essa é de fato uma experiência: uma visita, de cerca de duas horas, à produção de cogumelos do Felício Costa, da Casa dos Cogumelos (@casadoscogumelos). O passeio inicia com uma introdução geral ao reino dos fungos, seguida de visita guiada à produção de shimeji e shiitake, onde é possível colher os próprios cogumelos, levando-os para casa. Na sequência, são abordadas práticas culinárias com cogumelos e o produtor oferece degustação de um prato com cogumelos frescos.
Adrian Alexandri é jornalista, nascido em São Leopoldo (RS). Viveu em São Paulo por mais de 30 anos, onde trabalhou em diversas mídias e foi diretor de comunicação da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas). Em Brasília, foi responsável pela assessoria de imprensa da Embratur. Há 5 anos, decidiu mudar de rumo e fincar raiz em Gonçalves MG: idealizou e fundou o clube de assinaturas Mantiqueirias (@mantiqueirias) e oferta hospedagem na Morada do Zago (@moradadozago).
Seção destinada a sugestões de viagem e como ampliar a experiência em localidades e produtos turísticos, sempre a partir do olhar de um profundo conhecedor do destino.