Trabalho e Carreira

A essência do cuidar, de uma líder por natureza

Da intensa vida como executiva em corporações de áreas diversas, ao curvar-se aos pés da refinada dedicação ao trabalho voluntário

Quem olha para a curitibana de nascimento Maria Eliza Henriques Silva, dona de sorriso largo e muita disposição à beira dos seus 68 anos, nem desconfia da longa saga até aqui. Apesar de ter conquistado o diploma em Direito e registro na OAB, após deixar o curso de Comunicação Social, no período diurno, para trabalhar em período integral, nunca exerceu a profissão. Enquanto frequentou a faculdade, no turno da noite, registrou apenas breve passagem, como estagiária, em renomado escritório de advocacia na capital paranaense. Mas os anos passaram e a capacidade de alterar a própria rota foi uma constante na área profissional.

A experiência corporativa

Na Shell, única mulher a comandar um time só de homens

Daí por diante, a vida corporativa de Maria Eliza conquistaria novo status. A começar por uma vaga como funcionária aceita na multinacional Shell, aos 23 anos, onde estagiava havia um mês.  Na empresa, a jovem assumiu, primeiro um posto na área comercial, depois promovida para o departamento de RH. E, numa nova promoção, em pouco tempo, na base de Araucária (PR), chegou à chefe de transporte, que compreendia a administração da frota própria e da frota agregada da companhia, tendo sido a única mulher a ocupar esta posição e como consequência, comandar um time exclusivamente composto por homens.

“Administrava bloqueios da frota por ocasião de greves nas estradas, cuidava para que a querosene de avião chegasse ao destino sob o risco de comprometer voos e também zelava pelas saudáveis condições de trabalho da equipe de motoristas”, relata. Sua jornada se dividia entre as funções que exercia e o trajeto diário que separava o escritório de sua residência, em Curitiba, rotina que se estendeu por 5 anos.

Decidida a deixar a pacata cidade onde vivera as três primeiras décadas de sua existência, era a hora de reformatar a vida pessoal – após desfazer seu casamento e sem ter tido filhos – e dar novos passos igualmente na carreira, tudo na desafiante e desconhecida São Paulo. Com a ajuda de uma amiga, que conduziu o fusca de Maria Eliza pela precária rodovia Régis Bittencourt – antes da duplicação da pista – desembarcou na metrópole. Mas já com emprego assegurado na empresa Pró-Franchising, onde permaneceu por 5 anos. Embora tenha deixado para trás a possibilidade de uma carreira na empresa petrolífera, ela ressalta: “foi um passo consciente, não uma aventura”.

Em São Paulo, novas conquistas

Desafios e descobertas

Novas apostas na carreira. Foram 6 anos (entre 1991 e 1997) empregados na clínica de medicina preventiva Anna Aslan, que ainda rendeu uma viagem-prêmio para a Romênia, país de origem da marca.

E o inesperado volta a rondar o destino de Maria Eliza, que aceitou integrar a equipe de transportadora marítima internacional de carga – a Vanguard Logistics – corporação na qual permaneceu por longos 20 anos (1998 a 2018), até o desligamento definitivo (a aposentadoria do INSS ocorrera em 2014). Recorda a valiosa trajetória, que incluiu aprender inglês por conta própria, idioma utilizado na comunicação com o exterior, pelas empresas desta área.

A imersão no novo ofício

Como missão é algo da qual não se pode fugir, a área da saúde bateu novamente à porta. A convite de uma amiga, que mora nos Estados Unidos, veio nova oportunidade de estudar e ambas obtiveram o título de Certified Master Pedicure,  por uma escola canadense (NASP). Mas antes teve que cumprir pré-requisito: o curso era distribuído entre módulos presencial e online nos Estados Unidos e Canadá e, para ser aceita no módulo inicial, era necessário ter comprovada habilidade prévia em cuidados com os pés – pedicure. “Treinei e treinei sem trégua, contando com instrução da minha pedicure e atendimento piloto, a familiares e amigos e, então aceita, parti para o destino”, relembra.

Entusiasmada com a iniciação na área de cuidado com as pessoas e dedicada à missão, obteve, em 2017, o título de bacharel em podologia pela The International University of the Health Sciences,  em associação com o NASP, um internato no Caribe. E, enquanto isso, obtinha concomitantemente no Brasil a habilitação acadêmica como Técnica em Podologia, pelo Senac, um curso com duração de dois anos, formando-se na turma de 2016.

“Um novo olhar para o mundo”

Intimidade com o tema do envelhecimento

A aproximação com o estudo sobre o envelhecimento não veio por acaso, dado ter completado a Extensão Universitária em Gerontologia Social e Atendimento – Curso Fragilidades na Velhice, na PUC-São Paulo. Hoje os clientes de Maria Eliza se situam na faixa dos 87 aos 95 anos (85% da carteira), sendo que cuida regularmente de uma senhora que já atingiu os 101 anos. “Estudar esse segmento foi a ferramenta principal para um novo olhar para o mundo”, constata. Com a média de 50 atendimentos/mês, a podologia é a atividade que dá brilho e preenche a sua rotina. “Gosto de cuidar, gosto de gente e essa profissão me proporcionou dar vazão a esse sentimento”.

Ação ‘Outubro Rosa’, ela no centro da fileira abaixo

Voluntariado na agenda

Difícil imaginar que com a vida atribulada que tem, ela ainda encontre tempo para se dedicar, de forma voluntária, ao próximo. Acostumada à disciplina que herdou da vida corporativa, não brinca em serviço quando chamada e declara que, com prazer incomparável, integra a iniciativa “Banho Pra Geral” (@banhoprageral). De iniciativa do coletivo ‘Casa de Vó’, em parceria com o Instituto de Políticas Relacionais, o trabalho consiste em, uma vez por mês, oferecer serviços de saúde, cuidados de higiene pessoal e bem-estar a pessoas em situação de rua, no bairro paulistano de Santo Amaro. O objetivo maior é colocar em prática ações que valorizem e ajudem o caminhar dessa população.  Não é só dedicar a eles nossos conhecimentos e cuidados, esclarece Maria Eliza, “é a conversa, o toque com o atendido que faz a diferença”, diz com uma ponta de emoção na fala.

Em seu lazer, não abre mão de programas como cinema, escrever, dançar, viajar, ouvir música e cantar. Entre os ídolos da canção que mais aprecia, a lista é grande e nela figuram nomes como Janis Joplin, Whitney Houston, Nina Simone, Willie Nelson, Cat Stevens, Etta James, Aretha Franklin e Tina Turner, somando-se os nomes da música brasileira como Belchior, Vinícius de Moraes Elis Regina, Marisa Monte, João Bosco entre outros.

Fotos: Acervo pessoal

@footology_bymariaeliza

linkedin.com/in/foot-care/

25 comentários

  1. Rita Michaliszyn diz:

    Me orgulho em dizer que tenho ela como amiga fazendo parte do meu universo.
    Desejo-lhe todo sucesso do mundo.

    1. Maria Eliza H Silva diz:

      Eu quem agradece ao universo tê-la como
      companheira, Micha. Obrigada, querida

  2. Maria Henriques diz:

    Orgulho dessa prima querida, nossa podóloga predileta com inegável conhecimento e inigualável competência!
    Essa entrevista coloca às claras as batalhas e conquistas de quem é profissional, comprometida com valores e ética! Parabéns minha querida! 👏👏👏👏👏👏👏

    1. Maria Eliza H Silva diz:

      Prima querida, modelo nos meus ensaios e depois cliente cativa. O seu apoio tem sido
      um grande incentivo. Agradeço com todo meu coração

  3. Ingrid Bruinje diz:

    Parabéns amiga de garra e coragem.
    Sempre com muito sucesso.
    Nossa amizade já vai pra lá de 60 anos, muito orgulho de você.
    Com amor e carinho.
    Ingrid

    1. Maria Eliza H Silva diz:

      Minha primeira amiga, companheira de vida inteira, um farol no meu caminhar. Agradeço seu amor e seu carinho que ecoam e tornam para você.

  4. Alexsandra diz:

    Que coisa mais linda, que orgulho dessa minha amiga, que é tão especial na minha vida e de tantas outras pessoas que estão próximas a ela, honro sua existência. Hoje e sempre ♥️

  5. Parabéns muito grande!
    Responsabilidade, conhecimento, curiosidade, tudo com muito respeito e carinho! Oque mais dizer? Meu profundo respeito por esta profissional de excelência!
    Que exemplo de pessoa!

  6. Ana Cristina Moura Baggio diz:

    Que orgulho da minha “amiga, companheira e quase-irmã”! Vc é um exemplo de força, coragem e competência. Beijos.

  7. Alzira Helena Nogueira de França Vital Brazil diz:

    Nada me surpreende em Maria Eliza. É uma pessoa extremamente inteligente , estudiosa e focada em tudo o que se propõe a fazer. Merece parabéns pela linda trajetória.

  8. Celia diz:

    Parabéns a essa mulher que sempre se renova e aprende em prol do bem estar dos seus clientes! Mulher de fibra que conheci há pouco tempo e que muito me encantou com sua destreza e dedicação sobre os assuntos da podologia na vanguarda da sua vida! Por isso devemos tê-la como exemplo de dignidade, empatia e acolhimento ao próximo! Parabéns 🙏🙏🙏🍀🍀🌹🌹🌹♥️♥️

  9. Anônimo diz:

    Esta é minha amiga Maria Eliza! Incansável, animada, inteligente e muito humana!

  10. Alexandra Silvarolli diz:

    Wowwww que trajetória mais linda Maria Eliza!!!❤️ Não largo nunca mais de vc❤️

  11. Cristiano diz:

    Sou feliz em ter esta pessoa incrível como minha amiga-irmã! Um texto motivador, parabéns à (ao) jornalista. Querida Maria Eliza (meu bem), você é excepcional!

    1. Cecília Fazzini diz:

      Cristiano. A personagem é que nos motivou. Agradecemos muitíssimo pelo elogio ao texto.

  12. Orgulhosíssima dessa querida aluna do curso Gerontologia Social e Atendimento – Fragilidades na Velhice, que está com inscrições abertas para nova turma no Portal do Envelhecimento, tenha sido importante para a atuação no campo do envelhecimento. Bacana ver tua trajetória Maria Eliza!

  13. Vera Lúcia Costa diz:

    Que trajetória inspiradora!

  14. acir dorigo junior diz:

    Tive o prazer de trabalhar com a Eliza. Ela sempre foi assim, uma profissional dedicada, estudiosa, acolhedora e acima de tudo uma AMIGA incomparável, lá se vão quarenta e poucos anos de uma troca de conselhos, lágrimas e muitas gargalhadas.

  15. Mónica diz:

    Tuve la suerte de trabajar con ella como corresponsal de la empresa donde yo estaba en España, en el sector de transporte. Desde entonces, siempre la he querido y admirado. De hecho, no sólo es mi amiga sino mi hermana de alma. You are a STAR!!!!!!!

  16. Cleusa Mirian Arnt Dorigo diz:

    Tenho grande admiração por esta amiga querida. Sua garra e amor em tudo que faz, justificam seus resultados. Parabéns querida comadre.

  17. Que trajetória linda e intensa. Parabéns por tudo que você é e por estar com seu propósito de vida ativa e siga, siga longe pois merece muito. Grande abraço!

  18. Silvana diz:

    Maria Eliza é uma super profissional, coloca excelência em tudo que faz. É uma pessoa excepcional, carinhosa, amiga e muito linda. Mulher batalhadora e que está sempre em busca de aprimorar seus conhecimentos.

  19. Roberta Glanzmann Silva diz:

    Nossa, que trajetória linda, cheia de desafios e acertos! Parabéns Maria Eliza por sempre recomeçar, por estudar tanto para dar o melhor a todos que precisam de você e parabéns pela podóloga que vc é, tão adorável e que ama tanto seus pacientes!
    Um abraço da sua amiga e admiradora Robertinha

  20. Maria Del Pilar Gaudeoso Donzalisky diz:

    Minha grande amiga e mestra foi um prazer ter trabalhado com você por 20 anos ..foram momentos desafiadores de aprendizado e também de muita cumplicidade e amizade . Você é e sempre será minha inspiração.
    Desejo tudo de melhor e que venham mais conquistas …
    Parabénsss !!!!!

  21. Cynthia da Paixão Carvalho diz:

    Que sorte a minha ter convivido um pouco com vc nos anos de VLS. Maravilhosa demais… sempre radiante, sempre deixou a gentileza e objetividade ficarem à frente de qq situação. Inteligência admirável e caráter inquestionável. Obrigada por compartilhar conosco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *