Cultura

Aroma e o saber num só espaço

“O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragâncias” é uma volta no tempo, associada à imersão no rico universo dos aromas. A exposição permanente está aberta ao público, há 7 anos, no centenário edifício que abriga o Museu Catavento, em São Paulo

Percorrer a área de 75 m² da mostra, agrega conhecimento sobre a importância e a relação do perfume com a história da humanidade, desde os seus primórdios. A iniciativa é resultado da parceria entre a Organização Social Catavento Cultural e Educacional e o Instituto Grupo Boticário. Segundo Fábio Oliveira, supervisor do setor educativo do museu e responsável técnico pela exposição, a intenção é que o projeto prossiga, com a possibilidade de completar uma década ou mais aberto à visitação.

No “Mundo do Perfume” fica evidente a sedução que ele exerce sobre o homem. Com cerca de 300 peças em seu acervo, exibe réplicas do Império Romano do século I a III e diversas obras que contam a trajetória da perfumaria mundial. Para ampliar a experiência, telas touch screen permitem que os usuários simulem uma mistura, encontrem mais informações das matérias-primas de alguns produtos e, ao final, consigam sentir o aroma através do catálogo digital.

“O público nos dá retorno positivo sobre a exposição.  Destaque para o fato de ser completa, inclusive na opinião de pessoas que já visitaram acervos similares pelo mundo, na França, Dubai, entre outros”. O diferencial da coletânea brasileira, de acordo com Fábio Oliveira, é mesmo a mediação feita pelos guias, o que leva os participantes a percorrerem as dependências sempre bem informados.

Com tipos diversos de embalagem, predominância do vidro e originalmente exclusivo na cor marrom; o design; os aromas; a cor do líquido, tudo relacionado ao perfume reflete o comportamento social de cada época. Das esfinges dos faraós, passando pela emblemática figura feminina de Cleópatra, Era Napoleônica até o movimento hippie e imperativos da vida moderna, “O Mundo do Perfume” é uma vivência intensa apresentada ao visitante.

O perfume e o sagrado

Não ao acaso, no nascimento de Jesus, os reis magos ofereceram ouro, mirra e incenso, equiparando o valor das essências ao precioso metal.  A propósito, o incenso é empregado em muitas religiões e há, também, as estátuas de sândalo, na Índia, que remetem à envolvência de substâncias aromáticas com o sagrado. Os banhos de cheiro, presentes nas religiões de matriz africana, igualmente exaltam a força do perfume nas crenças.

A saúde ancestral destaca o toque da fragrância, a partir do emprego de ervas maceradas em ataduras, a serem aplicadas sobre partes doloridas ou feridas do corpo.

E a saga do aroma não está apenas associada à vida. Quando da mumificação dos faraós, os sarcófagos recebiam pequenos recipientes de perfume para manter um cheiro agradável, caso o morto ‘retornasse’ para continuar governando. A história antiga registra que os egípcios eram conhecidos como um povo de exemplar hábito de higiene. Além de tomarem vários banhos por conta das altas temperaturas da região, mastigavam especiarias misturadas ao mel para manter o bom hálito.

Espaço aguça memória afetiva

Sala do Olfato

A exposição une os interesses do Boticário e do Museu Catavento, ao criar um segundo espaço, imersivo e interativo, voltado a outro tipo de vivência. A Sala do Olfato é um espaço menor, mas não menos importante, destinado a provocar o sensorial, através da memória olfativa, um exercício que conquista crianças e adultos. Na prática, o visitante é estimulado a ‘colocar o nariz onde é chamado”. As descobertas mexem com a emoção, ao levarem o público a reviver memórias da infância e de situações diversas através dos aromas.

Serviço

– Exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragâncias”

– Museu Catavento, Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo – SP

– De 3ª feira (entrada gratuita) a domingo

– Das 9 às 17 horas (bilheteria fecha às 16 horas)

– Ingresso – R$ 18,00 (inteira) e R$ 9 (meia). Crianças com menos de 7 anos não pagam

– De terça a sexta-feira, o acesso é exclusivo para grupos agendados (não é possível retirar senhas pelo site)

– A visitação ao público geral é permitida apenas aos fins de semana e feriados.

– Visitas guiadas, com duração de 40 minutos, e limite de 20 pessoas por grupo

https://museucatavento.org.br/agendamento-grupos

@museucatavento

http://www.omundodoperfume.com.br/

https://www.boticario.com.br/dicas-de-beleza/conheca-a-exposicao-o-mundo-do-perfume-viagem-pelas-fragrancias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *