O centenário de um dos maiores grupos de comunicação da América Latina, com mais de 100 veículos espalhados pelo Brasil, é celebrado com o espetáculo teatral em cartaz na capital paulista, que aborda a vida profissional de Assis Chateaubriand, fundador dos Diários Associados, na década de 1920. Figura marcante na história do País, Chatô era jornalista, escritor, advogado, empresário e político. Revolucionou a mídia com a criação de veículos e também deixou a marca pessoal nas artes, ao fundar o Museu de Arte de São Paulo (MASP). Seu império incluiu jornais, revistas, rádios e emissoras de televisão, moldou a opinião pública e transformou a maneira como os brasileiros consumiam informação.

A peça mescla história, romance e música para destacar o legado cultural do homenageado e transita entre passado e presente para contar sua trajetória. Acompanha um jornalista desempregado, o personagem Fabiano que, ao encontrar a estátua de Chatô no Recife, é levado por ele a revisitar momentos icônicos da mídia nacional, como a criação da revista ‘O Cruzeiro’ e a inauguração da ‘TV Tupi’, a primeira emissora de televisão do Brasil. Em paralelo, o relacionamento de Fabiano com Juliana, uma colega de ofício, se desenrola, explorando conflitos pessoais e profissionais que refletem os desafios do jornalismo contemporâneo.

O musical foi idealizado pelo presidente do condomínio acionário dos Diários Associados, Josemar Resende, tem texto de Fernando Morais, em colaboração com Eduardo Bakr, baseado na biografia “Chatô – O Rei do Brasil” e direção geral de Tadeu Aguiar.
No elenco, entre muitos, Stepan Nercessian como Chatô, Claudio Lins como Fabiano, Patrícia França como Juliana e Sylvia Massari no papel de Dona Janete, secretária do comunicador. As coreografias são de Carlinhos de Jesus, que assina, pela primeira vez, uma criação em musical.
Serviço
- “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de uma Paixão”
- Até 17 de agosto próximo
- Teatro Liberdade – Rua São Joaquim, 129, São Paulo – SP
- Sexta e Domingo às 20 horas
- Sábado às 16 horas e às 20h30
- Duração: 140 minutos – intervalo: 15 min
- Classificação: 10 anos
- Ingressos em: @sympla (on-line) ou na bilheteria do teatro (presencial)
#ChatôeOsDiariosAssociados
Fotos: Divulgação