A cidade de Gramado (RS) se prepara para a 40ª edição do tradicional Natal Luz. Até o próximo dia 20 de outubro, as decorações devem estar concluídas e estarão em exposição de 23 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026. Em 88 dias de programação, o maior evento natalino do Brasil promete surpreender o público com atrações inéditas e experiências imersivas.

Pela primeira vez será utilizada energia sustentável, com iluminação solar na ilha do Lago Joaquina Rita Bier. Os prédios da Brigada Militar, Comando Rodoviário e Corpo de Bombeiros, além do temático show de luzes, terão anjos, alusivos ao trabalho de proteção que essas corporações exercem na comunidade. A Rua Torta ganhará decoração vermelha conectada à nova Vila de Natal, totalmente repaginada na Praça das Etnias, com Casa do Papai Noel lúdica e novo fluxo de visitação. Outra atração inédita é o espetáculo protagonizado pelos mestres do ilusionismo Henry e Klauss. O Ilusion Show: Especial de Natal vai ocorrer no Palácio dos Festivais. Já o Caminho de Luzes – uma caminhada iluminada por velas – acontecerá semanalmente, às quintas-feiras. “Os turistas e a comunidade irão se sentir parte do espetáculo”, explica Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur.

Os tradicionais e consagrados Nativitaten e Grande Desfile de Natal chegam com visual reformulado e apostam na experiência imersiva. Além de cenografia renovada e novos carros alegóricos, o desfile, que será realizado na Avenida das Hortênsias, oferece a oportunidade de o público integrar o elenco com o Passaporte Experience. E o Nativitaten, realizado no Serra Park, contará com novas cenas e músicas, novo show pirotécnico e novo cenário com 7 telões de led. Com glamour e interatividade, as pessoas ocuparão um espaço especial, a menos de 9 metros do palco.

A Corrida e Caminhada do Noel acontecerá no dia 30 de novembro, a partir das 7 horas, com concentração na Rua Coberta. Além de atletas de diversas regiões do Brasil, o evento reúne famílias e apaixonados pela cidade, em um percurso cheio de emoção e espírito natalino. Segundo Rosa Helena, “mais do que uma competição, a Corrida do Noel é um convite para viver momentos únicos de integração, saúde e celebração em um dos cenários mais encantadores do País”.
A expectativa dos organizadores é de que 2,8 milhões de pessoas visitem a Serra Gaúcha, na próxima temporada natalina. A presidente da Gramadotur explica que há vários motivos para se acreditar que será uma edição memorável.
“Estamos trabalhando muito para isso e contamos com a parceria da comunidade. Em 2023, recebemos 2,3 milhões de turistas e 97% das pessoas declararam que vieram para a região atraídas pelo evento, o que dá a dimensão da grandeza do Natal Luz”, afirma.
Fotos: Cleiton Thiele/Serra Press