Saúde, Bem-Estar e Alimentação

Mexe e remexe 

Proposta da oficina de dança do Instituto para o Desenvolvimento Educacional, Artístico e Científico (Ideac) visa unir ritmo, alongamento e técnica teatral. Com aulas semanais, a próxima turma – de homens e mulheres 60+ – inicia as atividades no próximo mês de novembro. 

O projeto ‘Mexe e Remexe, Dançando é Bem Melhor’, é uma das iniciativas contínuas do Ideac, órgão que há mais de três décadas tem o foco na psicologia do envelhecimento. Maria Célia de Abreu, psicoterapeuta e presidente do Instituto, em entrevista exclusiva ao Afinaidade, explica a motivação do curso de dança, coordenado pelo diretor teatral, professor de ritmos e ator Jorge Julião: 

A escolha da dança, como uma das atividades propostas pelo Ideac, tem qual justificativa? 

Maria Célia – A oficina Mexe e Remexe tem por objetivo apresentar noções de autocontrole, movimentação e interpretação na dança. O encontro se apoia no triângulo Dança-Alongamento-Teatro. Assim, se oferece ao aluno estrutura segura e de fácil assimilação. Além disso, dentro do elenco de atividades do Ideac, é uma oportunidade de possibilitar encontros entre pessoas, trazer mais alegria e diversão para o cotidiano.

Maria Célia de Abreu (Crédito: Jader Andrade)

O prof. Jorge é diretor de teatro e tem uma carreira como ator. De que maneira essa experiência ajuda na didática e interação com os alunos? 

Maria Célia – Não é só a dança, é muito mais. Com alongamentos iniciais, o professor Jorge Julião busca trazer mais equilíbrio interno, através de técnicas de respiração, posturas e relaxamento. Com a atividade é possível trabalhar também força, flexibilidade e domínio do espaço, descobertas que permitem maior conhecimento do corpo. Do teatro ele traz a possibilidade de transformação, explorando a capacidade de aprimorar gestos e situações no espaço cênico. Com o estímulo à circulação e à bilateralidade, dançar desenvolve o cérebro para processar informação sobre o mover-se, de uma forma diferente dos habituais. Ele treina, ainda, a capacidade mental na memorização da música e a sequência de passos, levando o grupo a experimentar a emoção de uma gostosa confraternização. 

Conforme relato dos alunos, que tipo de benefício advindo da dança é percebido por eles? 

Maria Célia – Os alunos (homens e mulheres) relatam que aprender vários ritmos é uma excelente oportunidade para manterem-se bem, mesmo com idade mais avançada. Eles testemunham que a dança não força, traz uma sensação de liberdade e que cada passo aprendido gera a sensação de pequenas conquistas, rumo à autorrealização. E, como não há cobrança de se fazer tudo corretamente, cada um atua conforme suas possibilidades e também um aprende com o outro. 

Crédito: Ideac

Serviço: 

‘Mexe e Remexe, Dançando é Bem Melhor’ 

Datas: dias 5,12,19 e 26 de novembro/2024 

Horário: das 16 horas às 17h30 

Local: Bossa Restaurant (Alameda Lorena, 351, São Paulo – SP) 

Custo mensal: R$ 300,00 

Aula avulsa: R$ 79,00 

Informações: (11) 94542-1858 (whatsapp) 

e-mail: [email protected] para comunicar a inscrição 

@ideac7 

@ideac 

www.ideac.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *