Lazer e Entretenimento

Natal em Gramado dura quase 100 dias

É possível que a cidade gaúcha de Gramado seja a localidade onde as comemorações do Natal têm a maior duração. São 88 dias! A organização da 39ª edição do ‘Natal Luz’ mantém o cronograma das festividades, após a interrupção ocorrida, no último dia 22 de dezembro, decorrente do trágico acidente aéreo ocorrido na localidade, na referida data. A programação teve início em 24 de outubro e se estenderá até 19 de janeiro próximo, com atrações diárias em diversos pontos. O público, de todas as idades, tem a oportunidade de assistir mais de 260 apresentações, gratuitas e algumas com ingresso pago, de música, dança e performances com
inspiração natalina.

O tema deste ano é “Acolhimento”, por isso nos dois grandes espetáculos da programação – Nativitaten e O Grande Desfile de Natal – há locais adequados para receber o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possibilitando que todos possam aproveitar as atrações com conforto e segurança. 

De volta às ruas

Após 10 anos, o Grande Desfile de Natal – que é apresentado às quartas e sextas-feiras e aos domingos – voltou para a chamada Rua dos Arcos, no trecho central da Avenida das Hortênsias, com cenografia renovada, carros alegóricos, figurinos grandiosos e uma trilha sonora original. O desfile traz à vida os elementos mais icônicos do Natal. Personagens clássicos e figuras tradicionais como soldadinhos de chumbo, biscoitos de gengibre e pinheirinhos, além das performances.

O Acendimento das Luzes ganhou novo formato e acontece todos os dias, às 20 horas, na Avenida das Hortênsias. Já os sons e fogos do Nativitaten seguem transformando o Lago do Serra Park em um palco flutuante, sempre às terças e quintas-feiras, com início às 20 horas e duração aproximada de 60 minutos. Nestes dois shows estão envolvidas cerca de mil pessoas, entre elenco e equipes de produção, sendo 90% da comunidade local. 

Luzes, cores e magia

Mas o clima natalino não está só nos espetáculos. Gramado fica decorada com cenografia especial e temática. Os principais cruzamentos da cidade, os dois pórticos de entrada, a Rua Torta e a icônica Avenida Borges de Medeiros se mantém, nestes 88 dias, adornados com milhares de luzes, árvores de todos os tamanhos, bonecos de neve, renas e gigantescos enfeites natalinos. Vale lembrar que na cidade não existem semáforos e os carros param na faixa de segurança para os pedestres passarem.

Diariamente, das 9 às 20 horas, é possível visitar a Vila de Natal, na Praça das Etnias (Av. Borges de Medeiros,1848), onde artesãos locais exibem e vendem seus produtos, num ambiente que lembra os mercados natalinos europeus. É lá também, que ficam a Casa do Papai Noel, aberta todos os dias das 14 às 18 horas, para visitação e fotos, e um palco para intervenções artísticas diárias, sempre às 16 horas.

Gastronomia e a hotelaria

Gramado possui a maior estrutura hoteleira do Rio Grande do Sul e uma das mais representativas do Brasil. Muitas das hospedagens ficam na região central, permitindo que a programação do ‘Natal Luz’ seja quase toda acompanhada a pé. São cerca de 22.800 leitos, em 216 meios de acomodação e mais de 300 estabelecimentos de alimentação entre restaurantes, bistrôs, lanchonetes e bares, que servem desde culinária típica da região, o famoso fondue, o tradicional e farto café colonial, até petiscos e refeições rápidas.

Fotos: Cleiton Thiele

www.natalluzdegramado.com.br

@natalluzoficial