Curiosidades

Para admirador e fã, músicas dos Beatles são trilha sonora de uma juventude muito feliz

“Saudosista? Não. Admirador de boa música? Sim”. Assim José Antonio Marciano, 75 anos, administrador, servidor público federal aposentado, autodefine-se ao mostrar sua coleção de discos da banda de rock inglesa The Beatles, de quem é admirador e fã. A seleção exclusiva reúne faixas desde a formação do grupo, em 1960, compreendendo as versões em Lp e Compactos, mono, em Lp Stereo, CD e alguns em New Lp.

“Um compacto que considero raridade na coletânea é bem do início da carreira fonográfica deles, que cantam The Saints (When The Saints Go March in) e My Bonnie. Essas músicas não tinham nada a ver com banda de rock, mas, não só isso, My Bonnie era uma das canções que cantávamos no orfeão do ginásio, na minha adolescência, quando estudava em Piedade, interior de São Paulo, por isso conhecia a letra”, relembra Marciano.

No início da década de 60 ele tocava os discos em uma vitrolinha Movieplay, branca e vermelha. Depois de outros equipamentos, chegou ao definitivo, que utiliza até hoje: um conjunto adquirido em 1975, formado por Receiver Quadrifônico Kennwod, Toca-discos Akai, Gravador de Rolo quadrifônico Akai, Gravador K-7 Akai e caixas acústicas Sansui.

Segundo ele, a música preferida dos Beatles “são várias”: A day In The Life; Here, There And Everywhere; You’ve Got To Hide Your Love Away…

“Os Beatles abriram minha cabeça para o rock, principalmente, todo o movimento inglês, que nunca deixei de curtir. Foram a trilha sonora de uma juventude muito feliz, seja do ponto de vista familiar como de formação, época das incertezas quanto ao futuro pós-secundarista. Impossível não ocorrer a lembrança de um bailinho, um passeio ou uma paquera, ao ouvir suas canções”.

60 anos de história

Algumas curiosidades que estão completando 60 anos: em 1964, o álbum “A Hard Day’s Night” (Uma Noite de Dia Difícil) é lançado. O lado 1 contém músicas da trilha sonora de seu filme de mesmo nome, o primeiro do grupo e que mostra um dia na vida do quarteto. O disco também é o primeiro a conter todas as canções de autoria da dupla “Lennon/McCartney” e marca o início da chamada “Beatlemania”. O título da música é originado a partir de algo dito por Ringo Starr, baterista da banda, em uma entrevista: “Tínhamos trabalhado o dia todo e a noite toda também!”

No mesmo ano de 1964, os Beatles fazem sua estreia em Nova York.

Quanto à origem do nome: um trocadilho com as palavras ‘beetle’, que significa besouro e ‘beat’, batida.

4 comentários

  1. Arnaldo de Castro Costa diz:

    Muito bom, Marciano. Memórias de um clássico!

    Abraços

  2. Flávio Noronha diz:

    Que belo hobby e maravilhosa coleção. Parabéns pelo bom gosto e dedicação em amealhar todos esses exemplares.

  3. Lipel Custódio diz:

    Excelente mostra do que você, Marciano, foi e é capaz. Parabéns amigo.

  4. José Antonio Marciano diz:

    Obrigado Amigos,
    Lembro que tenho muito prazer em recebê-los para visitarem o Museu Marciano e batermos papo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *