Cultura

Sentidos e sons de uma ilha

No Instituto Cervantes de São Paulo, um mês de música, palestras, exposições, literatura e cinema cubanos

Arte – A exposição coletiva ‘Re-localizando el horizonte’ (até 5 de outubro de 2024) celebra os laços históricos, culturais e artísticos que uniram a Espanha à América Latina, ao ressaltar como, ao longo do tempo, esses vínculos experimentaram tanto momentos de aproximação quanto de distanciamento. O evento busca explorar e destacar a rica diversidade da arte latino-americana, ao mesmo tempo em que reflete sobre a influência mútua e as complexas relações que moldaram a identidade artística de ambos os mundos.

Importantes artistas da América Latina participam da mostra que tem curadoria da cubana Mahara Martínez e participação de Vero Murphye e Luján Candria (Argentina), Mariana Tocornal e Camila Bardehle (Chile), Larry Gonzalez, Nestor Arenas e Evelyn Sosa (Cuba), e Julia Retz e Renato Almeida (Brasil).

Leonardo Padura

Literatura – A programação prossegue e a atração é o encontro com o romancista, ensaísta, jornalista e autor de roteiros para cinema Leonardo Padura, dia 18 de setembro de 2024, às 19 horas. Nascido em Havana, em 1955, ele é pós-graduado em literatura hispano-americana e reconhecido internacionalmente com a série de romances policiais ‘Estações Havana’, estrelada pelo investigador Mario Conde, já traduzida em mais de 15 países e vencedora de diversos prêmios.

Música – Os jazzistas cubanos Ricardo Castellanos e Pepe Cisneros mostrarão seu virtuosismo no concerto intitulado ‘Dois pianos, um diálogo’, no dia 19 de setembro de 2024, às 20 horas. Formado pelo Conservatório Amadeo Roldán em Havana e radicado no Brasil desde 1996, o pianista Castellanos tornou-se nome de expressão no cenário da música instrumental no país. Atuou ao lado de artistas de renome internacional como Lee Konitz, Ohad Talmor e Jeff Ballard, entre outros. No Brasil, acompanhou ícones como Alaíde Costa, Elza Soares, Maricene Costa, Cauby Peixoto e Jair Rodrigues. Sua habilidade única no piano e sua profunda compreensão dos ritmos latinos o colocam como figura central no Latin Jazz contemporâneo.

Pepe Cisneros, compositor e arranjador, participou de vários festivais e concertos com artistas brasileiros e estrangeiros. Entre eles, destacam-se Caetano Veloso, Marisa Monte, Elza Soares, George Benson, Omara Portuondo, Milton Nascimento, Marina Lima, Nailor Proveta, Toninho Horta e Arismar E. Santo. Em novembro de 2009, formou o septeto ‘Cuba 07’ sob sua direção musical. A mistura de cantos, ritmos latinos e afro-cubanos faz com que o grupo tenha uma linguagem moderníssima do Latin Jazz.

Palestra – A arte cubana das últimas décadas emerge como um testemunho vibrante e multifacetado das mudanças socioculturais e políticas na ilha. Alejandro Lloret, em sua palestra – dia 24 de setembro de 2024, às 18 horas – convida o público a debater sobre os processos migratórios em Cuba através de sua obra. O artista nasceu em 1957 em Cuba e vive em São Paulo há 30 anos. Estudou na Escola Nacional de Artes de Havana, especializando-se em pintura e desenho. Suas obras não estiveram expostas apenas em seu país de origem, mas chegaram também à China e aos Estados Unidos.

Cinema – A exibição do filme ‘Sob o Sol Poderoso’, último longa-metragem do cineasta cubano Kiki Álvarez, em colaboração com Ventú Productions, no dia 25 de setembro de 2024, às 19 horas, encerra a homenagem ao país caribenho.

O filme teve sua estreia mundial no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana, em 2022 e, na Europa, no Festival CINÉLATINO – Rencontres de Toulouse, França, em 2023.

Serviço

@institutocervantessaopaulo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *