Turismo

Valência, um dos destinos mais encantadores da Espanha, estruturada para 60+

Por Carlos Augusto Soares do Amaral Santos*

Valência é a terceira maior cidade da Espanha em população e é fantástica em todos os sentidos. Embora seja um destino litorâneo, localizado na Costa Leste da Espanha e à beira do Mar Mediterrâneo, há muitos atrativos, além das praias.

Um bom período para visitá-la é entre abril e junho. As temperaturas são agradáveis e se pode caminhar tranquilamente, já que a cidade é plana, segura e adaptada para o turista 60+. Uma opção viável também é o transporte público: ônibus, metrô e o trem de superfície atendem praticamente todos os bairros locais. E apesar dos acidentes naturais ocorridos em outubro passado, todos os pontos turísticos estão funcionando normalmente.

Um interessante tour pode começar pela bela Cidade das Artes e das Ciências, um conjunto de edificações modernas planejadas pelo arquiteto Santiago Calatrava, o mesmo que projetou o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Lá temos algumas opções de visitas, como o Palau de las Artes Reina Sofia (Ópera de Valência), o L’Hemisfèric (sala cinematográfica para projeções digitais em 3D) e o Museu das Ciências (com oficinas, atividades e painéis interativos para se compreender os princípios da ciência e da tecnologia).

Dentro do complexo está também o incrível Oceanografic, o maior parque oceanográfico da União Europeia, com 110 mil e 42 milhões de litros de água. Possui mais de 45 mil exemplares de cerca de 500 espécies diferentes.

Caminhar pelo centro de Valência é conhecer parte da história da Espanha, através de suas construções antigas, muito bem conservadas. Não se pode deixar de visitar a Plaza de la Virgen e, principalmente, a Catedral. Nesta, entre muitos detalhes, riqueza arquitetônica e história, há um museu onde estão o relicário dos reis de Aragão e escavação arqueológica com vestígios romano, visigótico e islâmico.

Outro ponto turístico muito bonito e bastante visitado é a Plaza del Ayuntamiento, com vários edifícios imponentes, entre eles, a Prefeitura. Local de lazer, sempre bem movimentado, também recebe eventos públicos e folclóricos.

Ainda no centro da cidade, merece conhecer o Mercado de Colón, projetado pelo arquiteto Francisco Mora Berenguer, no início do século XX. Monumento Nacional e uma das obras mais representativas do modernismo valenciano. O espaço, exuberante, foi transformado em um polo gastronômico, com vários bares e restaurantes.

Depois de passar por todos esses lugares incríveis, acredito que o visitante 60+ jamais esquecerá Valência. Portanto, convido a todos que possam ter essa experiência!

* Carlos Augusto Soares do Amaral Santos é paulistano, tem 70 anos, é graduado em Engenharia Química com MBA em Negócios e especialista em Celulose e Papel. Atualmente, mantém residências em Valência e em São Paulo.

spain.info/pt_BR/destino/valencia/

spain.info/pt_BR/exterior/escritorio-espanhol-turismo-sao-paulo-brasil/

Crédito das fotos: Turespaña

Seção destinada a sugestões de viagem e como ampliar a experiência em localidades e produtos turísticos, sempre a partir do olhar de profundo conhecedor do destino.