Curiosidades

Sessentão Mustang e Fusca “Bizorrão” são destaques no maior encontro de autos antigos da América Latina

O evento – que acontece de 30 de maio a 2 de junho, em Águas de Lindoia (SP) – deve atrair mais de 500 mil visitantes e cerca de 2 mil veículos expostos

O Ford Mustang, o carro esportivo mais vendido do mundo, completa 60 anos neste ano (2024) e será destaque na 9ª edição do Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA). Um espaço na área nobre está reservado para receber modelos icônicos fabricados entre 1964 e 1994.

“O Mustang já nasceu com uma proposta diferenciada, a de estar associado a um estilo de vida mais livre e esportivo e a torná-lo um dos carros mais desejados. No Brasil, há muitos modelos clássicos e, para os proprietários, é uma grande oportunidade de exibi-los, além de fazerem networking com outros expositores. Já para o público será a chance de ver de perto alguns dos veículos mais famosos do cinema, arte que contribuiu para popularizá-lo”, explica Junior Abonante, coorganizador do EBAA e proprietário da Relicário Autos Antigos. Esta a empresa responsável pela realização do encontro, em parceria com a BJ Eventos e a Secretaria de Turismo de Águas de Lindóia.

Jubileu de Ouro do “Bizorrão”

Outro grande destaque do evento é o primeiro modelo fabricado do VW Fusca 1600S. Carinhosamente apelidado de “Bizorrão” ou “Super Fuscão”, é a única versão esportiva do Fusca produzida no Brasil e vai comemorar o Jubileu de Ouro (50 anos), no EBAA.

Segundo Junior Abonante, a previsão é reunir, no mínimo, 50 modelos do Fusca esportivo em uma área destinada à exibição e confraternização de colecionadores, como homenagem e tributo a um carro que marcou toda uma geração.

De acordo com o colecionador Eduardo Agostini Almeida, membro do Clube do Bizorrão, entre 1974 e 1975, foram produzidas 5.675 unidades e eles receberam a numeração respectiva no chassis. Essa versão contou com adereços exclusivos, motor de 1600 cilindradas de dupla carburação e uma série de melhorias, que aumentaram o seu desempenho em comparação aos modelos de linha.

“Voltado ao público jovem, a publicidade da época chamava o carro de “Bizorrão”, em referência ao Fusca “Besouro” tradicional. A partir de 1975, o esportivo foi descontinuado e o motor 1600 passou a fazer parte da produção do Fusca. Hoje, estimamos que cerca de 500 modelos do Bizorrão ainda estejam circulando e, por isso, celebrar o Jubileu de Ouro é oportunidade única para os amantes não só do Fusca, mas de carros antigos em geral”, considera o colecionador.

O evento EBAA

O Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA) se tornou um evento tradicional de Águas de Lindoia. Além da exposição e venda de versões de carros antigos, há atrações como a maior feira de peças, antiguidades e artigos para restauração da América Latina; shows musicais; feira gastronômica, premiação dos modelos que mais se destacarem, leilões e a presença de lendas do automobilismo nacional.

Gratuito para o público pedestre em geral, a expectativa da organização é reunir mais de 500 mil visitantes e 2 mil expositores e comerciantes. Estes devem se inscrever previamente e só são aceitos cadastros de veículos com mais de 30 anos. Para os modelos fabricados entre 1980 e 1994, é necessário ter placa preta (automóvel de coleção).

Anote na agenda

– 9ª edição EBAA

– Local: Praça Adhemar de Barros (Centro) – Águas de Lindoia (SP)

– Data: 30 de maio a 2 de junho de 2024

– Horário: das 8 às 19 horas

www.encontroaguasdelindoia.com.br/ebaa2024

@ebaa_aguas

Facebook: /EncontroBrasileirodeAutosAntigos

Fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *