Curiosidades

Museu de Bonecos Gigantes atrai os visitantes da termal Caldas Novas

Caldas Novas e Rio Quente são municípios de Goiás, famosos por seus parques aquáticos, todos com águas quentes, que foram descobertas há 300 anos no Estado. A atividade representa 90% do total gerado pelo turismo na região, que oferece outros atrativos fora d´água. Um deles é o Museu de Bonecos Gigantes de Caldas Novas, que apresenta personagens de fábulas infantis, do universo religioso, do cinema, do folclore da região e da história goiana, entre outros.

Rosângela Marçal, idealizadora do museu, nasceu em Pernambuco e foi criada em São Paulo, onde durante muitos anos atuou no setor turístico, como empresária, além de marcante atuação em entidades de classe. Há 8 anos reside em Caldas Novas e prossegue sua trajetória. Preside o museu, a AQUA – Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (Caldas Novas, Rio Quente) e a IGR – Instância de Governança Regional das Águas Quentes de Goiás (Caldas Novas, Rio Quente e Piracanjuba), além de exercer a vice-presidência da ABIH-GO Regional Águas Quentes – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

Imersão cultural

Conforme explica, seu objetivo ao criar o Museu de Bonecos Gigantes, em 2017, foi proporcionar uma imersão cultural aos moradores e turistas de Caldas Novas e região.

“O museu passou a ser  referência em Goiás e no Brasil. Seu acervo, atualmente com 31 bonecos gigantes, está sempre crescendo e se renovando, com novos personagens. Cada boneco é uma obra de arte única, com 5 metros de altura (quando em desfile), confeccionados à mão, com muito cuidado e dedicação”.

Todas as visitas são guiadas, há oficinas ao vivo para alunos das escolas locais e participação nas que são interativas (quando previamente reservado) criando máscaras, fantoches e peças culturais. Também é possível fazer fotos vestindo algumas fantasias e vivenciar, no local, experiências gastronômicas com café colonial e quitanda goiana, ou seja, bandeja com broa, biscoito, bolo etc da culinária regional.

Localizado na Avenida das Nações, Qd.1, Lt.4, Jardim do Turista, o museu funciona de segunda-feira a sábado das 8h30 às 17h30 e, domingo, das 8h30 às 12 horas.

Fotos: divulgação

fb_museudebonecosgigantes

@museudebonecosgigantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *