Tema que divide opiniões e, segundo profissionais da área, requer atenção e cuidados especiais.
O tempo passa, a idade avança e os cabelos brancos, consequentemente começam a se sobressair em mechas naturais. Surge a dúvida: assumir os fios alvos ou optar por técnicas que os deixem camuflados?
Para Elza Miyanaka, que há 41 anos exerce a profissão de cabeleireira, cabelos grisalhos deixam a mulher com aparência de mais idade. Mas, ressalva, “por outro lado, a desobriga permanecer refém das colorações, sentindo-se liberada, pois uma vez iniciado esse processo de tingimento, terá de repeti-lo mensalmente”.
Embora não tenha frequentado cursos especializados para tratar os cabelos de mulheres maduras, Elza diz se atualizar pesquisando nas mídias.
“Atualmente, a principal tendência é o corte curto: short bob e pixie cut. E para aquelas que optarem pelo grisalho, indiscutivelmente, o curto fica muito melhor” – sentencia.
Fios bem tratados
Segundo a profissional, os cabelos livres da coloração também precisam de manutenção, que inclui corte mensal para não ficar com aparência de desleixo. “Recomendo o uso de xampu e máscara específicos para cabelos grisalhos, a fim de evitar que os brancos fiquem amarelados e com aspecto de sujo e malcuidado”.
Elza atende em seu estúdio, mulheres e homens sêniors, mas também jovens. E vem observando que essa faixa etária também está aderindo ao estilo grisalho.
“Creio que é uma forma de se libertar e encontrar uma nova personalidade”, conclui.
Fotos: acervo Kaze Hair Studio
Assista o documentário Branco & Prata, produzido por
Elca Rubinstein e Luiz Fellipe Sousa
Gostei muito da matéria, meus cabelos estão começando ficar grisalhos, vou assumir o prata e as dicas de tratamento foram muito boas.
Obrigada
Grata pela sua participação Fátima! Que bom que você gostou e que foi útil. Isso mesmo: ser livre para escolher seus desejos e vontades. E quando estiver prata, nos envie foto. Abraço!