Turismo

Estive aqui

El Calafate – Argentina

A maioria dos brasileiros, assim como eu, sempre teve grande desejo de ver a neve de perto, em visita a destinos que oferecem esse atrativo. Mesmo não gostando do frio, quando tive a oportunidade de estar em uma geleira, e ainda caminhar sobre ela, não pensei duas vezes e fui viver essa experiência. E certamente foi inesquecível.

Em um dos destinos que conheci na Argentina, constatei que ele atende todas as expectativas nesse quesito e, ainda melhor, não está muito distante para o turista que parte do Brasil. É o Glaciar Perito Moreno, que integra o Parque Nacional Los Glaciares – Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco, desde 1981 – que fica a 80 quilômetros da cidade de El Calafate, na província de Santa Cruz. Tive a sensação de me sentir menor do que já sou pela baixa estatura, quando cheguei perto de Perito Moreno, uma surpreendente e belíssima geleira de aproximadamente 5 quilômetros de comprimento e altura que pode chegar a 70 metros.

Durante o inverno – de maio a agosto – as temperaturas nessa região registram até 10 graus negativos. Já entre os meses de outubro e abril, quando o clima fica mais ameno, é possível fazer diversos passeios, inclusive as emocionantes caminhadas sobre a geleira. Para garantir maior segurança, mesmo estando com botas apropriadas para essa atividade, fui orientada a utilizar “grampos” fixados nos calçados. E aí começa a aventura, em meio à imensidão branca. No início pode parecer meio estranho, a cada passo, preocupar-me em fixar os grampos na neve, mas logo a sensação de firmeza me permitiu aproveitar bem o passeio.

Nessa viagem, também visitei o museu Glaciarium – único centro dedicado à interpretação e divulgação do gelo patagônico e seus glaciares –  a 8 quilômetros do centro de El Calafate. E, claro, não deixei de conhecer o Glaciobar que fica no subsolo do museu. Logo na entrada, o bar disponibiliza  uma espécie de capa com capuz, própria para enfrentar a temperatura ambiente de 10 graus negativos. Vestida a caráter, curti o ambiente todo decorado com gelo, e ainda saboreei um drink, óbvio, servido em um copo de gelo.

Calafate é o nome do fruto símbolo da Patagônia, que dá em um arbusto espinhoso, usado no preparo de geleias, doces e sorvetes e muitas vezes confundido com o mirtilo, também conhecido como blueberry.

elcalafate.tur.ar/ 

#elcalafatetierradeglaciares

#centroglaciarium


Se você também esteve, publique sua foto e marque #afinaidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *