Turismo

Maduros são sempre abertos a novas experiências e destinos

Tempo de sobra para viajar e desejo de investir para conhecer destinos inusitados. Segundo Rodrigo Pastore, diretor da Pastore Turismo, agência de viagem que conta com 95% de seus clientes na faixa etária dos 50+ e, nesse universo, a maioria é mulher, é gratificante atender esse nicho de viajantes. “É um público muito agradável, que preza sempre pela qualidade e confiança de quem os leva a viajar. São sempre abertos a novas experiências e a conhecer novas pessoas, lugares, culturas e histórias”, frisa ele.

Atualmente, segundo Pastore, os destinos mais procurados são Itália, Espanha, Grécia e Portugal. E, nos nacionais, o Nordeste é o preferido, embora outras localidades também despontem no todo das escolhas como Serra Gaúcha (com destaque para Gramado), Ametista do Sul (RS)l, além do Pantanal e Amazônia.

Hábitos do viajante –  Na observação de Pastore, sua carteira de clientes da melhor idade apresenta peculiaridades:  mulheres que viajam sozinhas, sejam viúvas ou aquelas que deixam o marido em casa e decidem viajar. De acordo com ele, é comum essa faixa etária conhecer outras pessoas, criar novas
amizades e passar a viajar juntas, algumas até formam grupos. Há também a demanda registrada pelas famílias, principalmente no Réveillon, oportunidade em que reúnem pai, mãe, filhos e netos.

Especialista no atendimento desse público, Pastore dá dicas:

  • Não fique em casa, invista em você e viaje!
  • Compre de empresas especializadas, que ofereçam produtos de qualidade e
    que tenham credibilidade no mercado
  • Viagem em grupo é muito melhor para se conectar com outras pessoas e
    fazer amizade
  • Nunca esqueça do seguro-viagem e dos remédios controlados

Confira estes relatos de viagens…

Eunice Belo tem 67 anos e nasceu na cidade de Sumé, na Paraíba. Em 1964 mudou-se para São Paulo e trabalhou por 20 anos numa fábrica de alumínio, onde participava do grêmio.
“Um dia apareceu um moço oferecendo viagem. Resolvi viajar, gostei e fui atrás de um curso de guia. Já tinha decidido mudar de profissão”.

Formada em História, chegou a lecionar diversas disciplinas, mas há 28 anos exerce as profissões de promotora de venda e de guia de turismo. Das muitas viagens que fez, destaca as nacionais para Natal (RN), Manaus (AM) e Bonito (MS), e as internacionais, Portugal e Itália. E sem deixar de incluir na bagagem o que considera fundamental: um ferro de passar roupa e tênis.
“Comecei a viajar e não parei mais. Estou sempre viajando. Gosto de brincar, de ter contato com as pessoas e acho que todos deveriam curtir a aposentadoria com viagens e muita alegria. Meu
lema é: deixa a vida me levar…”

Eunice Belo, em Thermas de Laranjais (SP) …
… e em Aracaju (SE)

Neide Chinaglia Carelli afirma que “viajar proporciona mais conhecimentos, possibilita ganhar novas
amizades e sentir-se independente, além de fazer bem para a alma e o coração”.

Aos 55 anos, adquiriu o saudável hábito de viajar, sempre com as amigas que também gostam de colocar o pé na estrada ou, ainda, de ganhar o céu, a bordo de um avião.
Atualmente, com 82 anos e viúva há oito, mora sozinha em São Paulo, onde nasceu, e faz parte de um grupo da terceira idade.
Para destinos nacionais, de preferência para o Sul, viaja várias vezes ao ano. Já para o exterior, vai a cada dois anos, selecionando sempre os países da Europa. Na mala, segundo ela, nunca deve faltar seus remédios, uma boa sandália e roupas confortáveis.
“Não fiquem amolando os filhos. Aproveitem viajar enquanto gozam de saúde, pois o tempo passa rápido” – aconselha.

Turismo em Canela
Neide Carelli em uma de suas aventuras no Skyglass, em Canela (RS)
Outra aventura em alto mar

Você também pode gostar...