Beleza, Estética e Moda

O criativo mundo da moda, em cinco décadas

Do surgimento das meias de náilon, nos anos 1950, até o período pós-pandemia da década de 2020, a exposição ‘Moda das Ruas’ – no piso térreo da Japan House, na capital paulista – detalha importantes acontecimentos mundiais, que exerceram grande influência no modo de vestir. Foram considerados e citados, o estilo da atriz britânica Audrey Hepburn, que se popularizou entre as mulheres japonesas como exemplo de elegância e feminilidade; a visita dos Beatles ao país; os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio e a Expo’70, em Osaka. Sem excluir o acidente Nuclear de Fukushima; lançamento do iPhone;  popularização das redes sociais; e a pandemia da Covid-19.

Painéis e fotos, separados por décadas, deixam evidentes a diversidade de formas de expressão e a essência das pessoas, representadas pelos trajes.

Ao longo do tempo, o Japão vem experimentando grandes mudanças econômicas e sociais, que ajudaram a moldar muito de sua cultura. A moda de rua japonesa reflete características estéticas de cada período e, a partir dos anos 2000, é percebida internacionalmente como símbolo da espontaneidade, ousadia e criatividade de seus jovens.

A oportunidade para conhecer o panorama das transformações do estilo ao vestir, no Japão, que tiveram início na década de 1950 está na mostra instalada no 2º andar da casa, intitulada ‘Moda em 15 atos”. Os modelos apresentados são de estilistas icônicos que, de formas distintas, se destacaram com suas criações ousadas.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a cultura da vestimenta no país passou por grande transição: os quimonos deram espaço para as roupas ocidentais. E, de maneira didática, a diferença dos estilos é explicada.

“De formas retas, o quimono segue a estrutura óssea (apoiado nos ombros e amarrado na cintura), envolvendo o corpo. A peça única prioriza o material e suas variações de design são focadas no tecido e na estampa. Já as roupas ocidentais têm formas sinuosas, que seguem as curvas de quem as veste, muitas vezes comprimindo o corpo. Prioriza o design, com variações no formato, no tecido e na estampa”.

A exposição foi coordenada por Souta Yamaguchi, diretor de moda, responsável pela concepção das roupas utilizadas pelo estafe na cerimônia de entrega de medalhas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio 2020.

Serviço

Japan House – Avenida Paulista, 52 – São Paulo-SP

www.japanhousesp.com.br

Moda das Ruas – até 20 de outubro de 2024

Moda em 15 atos – até 1º de setembro de 2024

De terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas

Sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas

Entrada gratuita

Agendamento online antecipado (opcional)

https://agendamento.japanhousesp.com.br/agendamento

#SutoritoFashionNaJHSP

#ModaNaJHSP