Por Saulo Santos *
Classificada como Patrimônio Mundial pela UNESCO, a cidade de São Luís, a capital do Maranhão, ganha cada vez mais posição de destaque entre as localidades turísticas do Nordeste Brasileiro. O destino se consolida, apoiado em atrativos de peso entre os quais o turismo cultural, especialmente ligado ao segmento étnico.
O crescente interesse do visitante em vivenciar experiências autênticas e ter contato muito próximo com diferentes culturas aciona novas ações. O objetivo é, justamente, atender à demanda com uma oferta turística o mais original possível, distante das opções tradicionais.
Entre os destaques da capital maranhense estão:
Roteiro Quilombo Cultural – O atrativo, que conquistou ao final de 2023, o Prêmio Nacional do Turismo e no ano anterior o Prêmio de Sustentabilidade da Braztoa – a entidade que reúne as operadoras turísticas do País, vale a visita. O circuito é repleto de diversidade, seja histórica, cultural ou religiosa e reforça a característica de São Luís com características marcantes da ascendência africana. Trata-se do maior quilombo urbano da América Latina, composto pelos bairros: Camboa, Liberdade, Fé em Deus e Diamante. Pautado na valorização da ancestralidade negra, a valorização da identidade étnica quilombola caracteriza-os como unidade social, sob perspectiva de autoafirmação e pertencimento no contexto coletivo e territorial, ao qual a comunidade se encontra inserida. No roteiro é possível conhecer casas de matriz africana, barracão de bumba-meu-boi, tambor de crioula, reggae, blocos afro, bloco tradicional e muito mais.
Museu da Gastronomia Maranhense – Espaço museológico que versa sobre a gastronomia do Estado do Maranhão. Aberto todos os dias da semana, conta com os serviços gratuitos de monitor e acessibilidade.
Mirante da Cidade – Instalado no 10° andar, de onde se tem uma vista 360° da cidade e localizado no coração do centro histórico, tem acesso fácil, entrada gratuita e com agendamento prévio.
Passeio Náutico – Realizado em embarcação de médio porte, navegando pelos rios Anil e Bacanga, a viagem tem duração de três horas. É um passeio muito tranquilo e que permite apreciar o centro histórico e a parte moderna da cidade, acompanhado de um guia de turismo.
Providências sempre úteis
Viajar é sempre algo simples e gratificante. Mas é preciso estar atento aos detalhes como: planejar com calma, identificando particularidades do destino quanto aos atrativos e equipamentos turísticos, principalmente no quesito da acessibilidade. E, se possível, contratar um guia de turismo para obter conhecimento mais amplo sobre a história do lugar. Ponto importante para ampliar o prazer em conhecer a localidade é o contato com gastronomia local, saboreando o melhor da culinária autenticamente regional. Outra providência é adquirir seguro viagem, pois, em caso de necessidade, estará amparado e, para que a experiência da viagem seja completa, é sempre bom elaborar roteiros que sejam leves, certificando-se de que tenham, principalmente, muita segurança.
(*) Saulo Santos é Secretário Municipal de Turismo de São Luís e Professor do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA
Fotos: Maurício Alexandre e divulgação
Seção destinada a sugestões de viagem e como ampliar a experiência em localidades e produtos turísticos, sempre a partir do olhar de profundo conhecedor do destino.