Lazer e Entretenimento

Um espetáculo cheio de bossa

Ainda dá tempo. “Bossa Nova Cabaret Bar” fica em cartaz até o próximo dia 4 de fevereiro, no Teatro do Sesi-SP – Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Performance em cena é contagiante

No fictício Copacabana Cabaret Bar, o Circo Grafitti apresenta um show livremente inspirado em fatos, personagens e músicas da Bossa Nova, gênero musical que surgiu no Brasil no final da década de 1950 com influências do samba e do jazz dos Estados Unidos.

O grupo paulistano Circo Grafitti foi criado há mais de 30 anos pelas atrizes Rosi Campos e Helen Helene e pelo diretor musical Pedro Paulo Bogossian. “Você vai ver o que você vai ver” foi a primeira montagem da trupe paulistana de comediantes cantores, apresentada em 1989 e merecedora de 17 prêmios no Brasil e no Exterior.

Helen Helene e Rosi Campos

O espetáculo atual – que começou a ser escrito por Bogossian há cerca de 10 anos – busca, além de entreter e divertir por meio de um humor refinado, cumprir a função social de mostrar ao público uma comédia musical brasileira, seja por seu conteúdo temático, estilo ou construção composicional. E, também, transmitir informações sobre o movimento Bossa Nova principalmente aos jovens, já que muitos o desconhecem por não terem vivido essa época.

Humor refinado dá o tom

Merece destaque a interpretação, em diversos idiomas de trecho da composição “Garota de Ipanema”. Escrita há mais de 60 anos por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, teve 442 versões, sendo a canção brasileira mais gravada de todos os tempos, segundo ranking do Ecad, entidade nacional responsável pela arrecadação e distribuição de direitos autorais.

Em entrevista à revista Veja, Rosi Campos diz que o mais difícil hoje “é não poder falar nada, pois tudo ofende”. Ainda segundo ela, foram os atores jovens, entre 20 e 40 anos, que conseguiram contornar essa situação, sugerindo substituir por outra maneira.

Serviço

Teatro do Sesi-SP, no Centro Cultural Fiesp

Av. Paulista, 1313, São Paulo – SP (em frente à estação Trianon-Masp do metrô)

Até 4 de fevereiro de 2024 – quintas e sextas-feiras e sábados, às 20 horas, e domingos, às 19 horas Ingressos gratuitos pelo site sesisp.org.br/meu-sesi

As reservas abrem todas as segundas-feiras, a partir das 8 horas, para as apresentações que acontecem na mesma semana e costumam esgotar rapidamente.

Crédito das fotos: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *