Turismo

Em Portugal, vila medieval de Óbidos é uma das mais pitorescas e preservadas

Por Paulo Machado*

A vila medieval de Óbidos, em Portugal, fica a cerca de 90 km e uma hora de viagem de Lisboa, situada num ponto alto, próximo à Costa Atlântica, e teve importância estratégica no território. Já ocupada antes dos romanos chegarem à Península Ibérica, a vila tornou-se mais próspera a partir do momento em que foi escolhida pela família real. O rei D. Dinis a ofereceu à sua esposa D. Isabel, no século XIII e, ao longo de dinastias, foram construídas inúmeras igrejas na pequena localidade.

Cenário pitoresco, cercado por muralhas, Óbidos abriga um castelo bem conservado e um labirinto de ruas e casas brancas que encantam quem por ali passeia. Entre pórticos manuelinos, janelas floridas, pequenos largos, lojas e pequenos restaurantes, o visitante faz uma imersão na arquitetura religiosa e
civil dos tempos áureos da vila. E ainda há a contemplação do mar e da montanha.

Qualquer época do ano é indicada para visitar Óbidos. Pelas histórias de amor que aí se contam e pelo ambiente medieval, é uma sugestão inspiradora para um fim-de-semana romântico ou simplesmente tranquilo. Festival Internacional do Chocolate, o Mercado Medieval e o Natal são atrativos daquela localidade.
Nas noites quentes do verão, o destaque vai para espetáculos ao ar livre de música clássica barroca, de Cravo e o Festival de Ópera.

Hospedagem e gastronomia 


Além do Castelo, hoje transformado numa pousada de muito charme, a vila medieval oferece várias opções de alojamento em estalagens e pequenos hotéis muito acolhedores.
Na gastronomia local, destaca-se a caldeirada de peixe da Lagoa de Óbidos, ainda melhor se acompanhada pelos vinhos da Região Demarcada do Oeste. Outra atração é a célebre bebida Ginjinha de Óbidos, de preferência servida num copinho de chocolate.

Principais pontos para visitação

  • Igreja Matriz de Santa Maria,
  • Igreja da Misericórdia,
  • Igreja de São Pedro,
  • Pelourinho,
  • Aqueduto,
  • Santuário do Senhor Jesus da Pedra,
  • Museu Municipal

Crédito fotos: Visit Portugal

www.visitportugal.com/pt-pt

www.turismodeportugal.pt
@visitportugal

*Paulo Machado nasceu em São Paulo, tem cidadania portuguesa e é, provavelmente, o brasileiro que mais atravessou o Atlântico, fazendo o caminho inverso dos descobridores, o que o tornou um expert no destino.

Seção destinada a sugestões de viagem e como ampliar a experiência em localidades e produtos turísticos, sempre a partir do olhar de um profundo conhecedor do destino.

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *