Saúde, Bem-Estar e Alimentação

Alimentos funcionais garantem qualidade de vida

Por: Juliana Pizzocolo*

À medida que envelhecemos, a nutrição desempenha um papel crucial na manutenção da saúde e da qualidade de vida. Os alimentos funcionais são aqueles ricos em nutrientes e compostos bioativos que podem ajudar a prevenir doenças e promover o bem-estar. Seus benefícios alcançam todas as faixas etárias, especialmente adultos acima de 60 anos.

Cinco importantes

Abacate – Rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis, o abacate é uma excelente fonte de vitamina E, potássio e fibras. Ajuda a promover a saúde do coração, reduzir o colesterol LDL (o “mau” colesterol) e manter a saúde cerebral, contribuindo para a prevenção de doenças neurodegenerativas, comuns em idades avançadas.

Vegetais de folhas verdes escuras – Espinafre, couve e rúcula são ricos em antioxidantes, vitaminas (como vitaminas K e C e ácido fólico) e minerais essenciais, como cálcio e ferro. Contribuem para a saúde dos ossos, previnem a perda óssea relacionada à idade e reduzem o risco de doenças crônicas, como cardíacas e diabetes tipo 2.

Maçãs – Fontes naturais de fibras solúveis e antioxidantes, as maçãs são conhecidas por assegurarem ganho à saúde digestiva e cardiovascular. A fruta tem a função de regular os níveis de açúcar no sangue, auxiliar na saúde intestinal e reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.

Brócolis – Rico em compostos bioativos, como sulforafano e indóis, o brócolis é um poderoso alimento funcional, com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Aliado do sistema imunológico, protege contra doenças crônicas como câncer e cardiovasculares e é um suporte para a saúde cerebral.

Peixes de água fria (como salmão e sardinha) – Fontes de ácidos graxos ômega-3, são conhecidos por seus benefícios à saúde do coração, cérebro e articulações. Podem ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a função cognitiva, proteger contra doenças cardiovasculares e assegurar a saúde mental em adultos mais velhos.

Alimentos funcionais desempenham papel relevante na promoção da saúde e do bem-estar. Para pessoas acima de 60 anos, são cruciais para uma vida ativa e vibrante.

Dicas Importantes

– Incluir uma variedade de alimentos funcionais na dieta para garantir ampla gama de nutrientes e benefícios à saúde.

– Consultar nutricionista para obter orientações personalizadas e adequadas às necessidades específicas.

– Manter-se hidratado, praticar atividade física regularmente e adotar estilo de vida equilibrado, para maximizar os benefícios desses alimentos.

*Juliana Pizzocolo (CRN 3 23055) é formada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo (São Paulo) e Mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Nutricionista Funcional, Mestre em Ciências, Pesquisadora e diretora do Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

@julianapizzocolo

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *