Personagem

101 anos de cuidados com a alimentação, o corpo e a mente

Ela nasceu em São Paulo, morou em Santos, em Porto Alegre, na Espanha e, atualmente, vive em Piedade, no interior paulista. Estrella Moral Sandin Müller tem 101 anos e sua lucidez, vivacidade e simpatia cativam a todos que a conhecem. “Nunca pensei que chegaria a essa idade” – afirma, já informando: “em 19 de outubro próximo farei 102 anos”.

Dos pais espanhóis – Aurora Sandin Garrido e Alberto Moral Jurado, e dos únicos irmãos, Armando e Waldemar, todos falecidos, ela guarda muitas lembranças. “Eles foram embora e eu fiquei aqui” – lamenta.

Com o marido

Estrella se casou com o uruguaio Antônio Enrrique Müller, tiveram dois filhos: Marta Inês e Enrrique Alberto e três netos: Enrrique, Daniel e Alice.

Quando moravam na capital paulista, sua mãe trabalhava no Mappin, como chefe das seções de moda. “Era ela que orientava e decidia o que os clientes deveriam comprar e usar”. Do tempo que viveram em Porto Alegre, o pai exercia a profissão de alfaiate em uma empresa. “Mas ele vivia viajando, por isso moramos em vários lugares. Dizia que queria morrer na Espanha. E fomos quatro vezes para lá. Mas na última, havia uma guerra e ele decidiu voltar ao Brasil”.

Conselhos úteis

Segundo dona Estrella, para se viver mais e viver bem é fundamental cuidar da alimentação, do físico e da mente. “Sempre me alimentei de comida preparada com azeite. Aprendi com minha mãe e minha avó, que nunca cozinharam com óleo”. Quando morou em Santos, ia nadar no mar todas as manhãs e até hoje levanta cedo, faz movimentos com o corpo para relaxar e procura não ficar muito tempo parada. E para a mente, recomenda leitura, muita leitura. “Me sinto muito bem, mas percebo que reduzi meu ritmo. Antes eu corria muito, hoje faço tudo devagar…” – conclui.

Ajuda ao próximo

No vídeo ela faz questão de dizer que pertence à Soroptimist, uma organização global, fundada no início dos anos 1920 em Oakland, Califórnia (EUA). A entidade se destina a auxiliar mulheres e meninas no acesso à educação e ao treinamento, para que possam alcançar a profissionalização e, consequentemente, a capacitação econômica. O termo “soroptimist” origina-se da fusão de palavras latinas: soro (irmã), e optima (ótima). Atualmente a organização está presente em 121 países, com cerca de 3 mil clubes que reúnem mais de 72 mil mulheres voluntárias. No Brasil chegou em 1947 e hoje atua no Distrito Federal e nos estados de Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

6 comentários

  1. D. Estrella, um exemplo de vida! Alegre, comunicativa, lúcida, inteligente, educada. Impossível não se apaixonar por ela! Deus te conserve sempre assim Estrella! Bjs 👏👏😘😘❤❤

  2. Realmente Sílvia, ela é tudo isso que você citou e muito mais. Chegar a essa idade assim a torna uma pessoa muito especial.

  3. Tania Fernandez diz:

    Adorei a vivacidade da D. Estrela!

    1. Tania, que a vivacidade e lucidez dela nos inspirem. Grata pela participação.

  4. Julio cardial diz:

    Que história inspiradora. Vamos seguir seus conselhos boa alimentação e atividade física em dia. Aspiro chegar a velhice com a lucidez e a alegria de D. Estrela.

  5. Júlio, eu também gostaria de ser como ela e também passar dos 100. Quem sabe seguindo os conselhos dela a gente consiga…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *