Turismo

Como melhor vivenciar um cruzeiro marítimo

Por Marco Ferraz (*)

Os cruzeiros impactam positivamente a vida e a alma das pessoas. Eles são acessíveis, responsáveis e experienciais – o que os torna a melhor maneira de conhecer o Brasil e o mundo. Por essas e outras, quase 92% dos cruzeiristas desejam realizar uma nova viagem, e 87% querem retornar ao destino de embarque ou escala.

Esse tipo de viagem também se destaca por ser multigeracional e oferecer excelente custo benefício, pois reúne no mesmo pacote o transporte, hospedagem, alimentação, diversos e variados destinos e atividades em um único lugar, sem precisar desfazer e refazer malas.

Projeções da CLIA Global (Cruise Lines International Association) mostram que, neste ano, a indústria de cruzeiros irá ultrapassar o volume de passageiros embarcados em 2019. Estamos acima da previsão da OMT de que as chegadas de turistas internacionais em 2023 serão de 80% a 95% dos níveis de 2019.

Cada pessoa pode encontrar um cruzeiro ideal e fazer da experiência algo inesquecível. Relaciono aqui, dicas para cruzeiristas 60+

  • Consulte seu agente de viagens. São especialistas e podem oferecer o roteiro ideal, de acordo com as necessidades e perfil de cada cruzeirista. A ideia é que a pessoa faça mais de um cruzeiro e que viva a experiência memorável. O profissional de viagem é essencial, para orientar desde a compra até o retorno seguro para casa.
  • Um excelente cruzeiro começa no planejamento com antecedência. Explique seus gostos, peculiaridades e necessidades especiais, para que nada do que você precise e almeje fique de fora.
  • A segurança nos cruzeiros e a previsibilidade estão garantidas. Seja nos roteiros, custos ou passeios, dentro da tranquilidade que todos almejam.
  • Que tal experimentar coisas novas? Um cruzeiro pode ser boa oportunidade de conhecer um destinono Brasil ou no Exterior. Roteiros pré-definidos, com passeios em terra ampliam sua lista de destinos visitados.
  • Também vale considerar a possibilidade de fazer um cruzeiro temático. Dos grandes shows e festivais, aos roteiros gastronômicos, esportivos ou dançantes, as opções garantem momentos únicos e inesquecíveis. Esses cruzeiros trazem a combinação perfeita entre a experiência de embarcar ao lado dos seus ídolos e atividades relacionadas a interesse específico.
  •  A vivência no navio propicia facilidade de fazer amigos, frequentar novos lugares, descansar e se divertir, tudo em um só lugar. Viajando sozinho ou em grupo haverá certamente socialização e divertimento a bordo.

(*) Marco Ferraz é presidente da CLIA Brasil – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, fundada em 2006, com o objetivo de atuar na regulamentação, promoção e expansão da atividade no País. A entidade faz parte da Cruise Lines International Association, principal autoridade da comunidade global de Cruzeiros Marítimos.

abremar.com.br

Seção destinada a sugestões de viagem e como ampliar a experiência em localidades e produtos turísticos, sempre a partir do olhar de um profundo conhecedor do destino. 

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *