Cultura

A Mônica, dos quadrinhos, também chegou aos 60

Ela, que marcou o imaginário de mais de uma geração, agora é a estrela da festa que se prolonga até 2024

Quem diria que aquela garotinha de vestidinho vermelho, olhos e dentes grandes, sempre carregando um coelho de pelúcia azul passaria a integrar o universo das sessentonas? Pois é. Neste ano, a Mônica, personagem criado por Maurício de Sousa, inspirada na filha, que na época tinha apenas dois anos de idade, completa e comemora seus 60 anos.

Para celebrar, uma ampla programação já está acontecendo e prosseguirá até o próximo ano. São ações em artes, moda, produtos, eventos presenciais, musical, espaços temáticos, publicações especiais e conteúdos audiovisuais, realizadas em diversas regiões do País.

Só na Avenida Paulista, em São Paulo, a personagem já foi homenageada com a exibição de uma coletânea especial da animação Mônica Toy na icônica fachada luminosa do prédio da Fiesp. E Sansão, o inseparável coelho azul, em proporções gigantes, com 11,5 metros de comprimento se exibiu no alto do
Conjunto Nacional. Também na capital paulista, a empena do Edifício Liege, localizado na Rua da Consolação, foi transformada em uma grande tirinha.

Essas iniciativas, denominadas “Coelhadas Gigantes”, vão percorrer diversas cidades.

Celebração de aniversário da personagem ganha as ruas

Personalidade marcante – Em 1963, Mônica surgiu na tirinha do Cebolinha como personagem secundária, mas logo tomou à frente da turminha, sucesso explicado pela personalidade forte e cativante, que rapidamente ganhou o coração dos fãs. Suas histórias já traziam mensagens sobre a importância da
equidade de gênero, desfazendo estereótipos e, mais recentemente, destacando mulheres que fizeram história como ela.

Maurício com suas duas Mônicas


Segundo Mônica Sousa, atual diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções, são comemorações pensadas com muito carinho para retribuir a dedicação dos que acompanharam essa trajetória. Uma história, tanto dela, como mulher, quanto da personagem.

Estamos muito animados para compartilhar todas as novidades que vêm por aí. Os fãs não perdem por esperar!”, destaca a executiva.

Mônica Sousa retribui o carinho do público

“Meu orgulho é ver essa menininha, que entrou na tirinha do Cebolinha e conquistou os leitores logo de cara, chegando com essa garra toda, nos dias atuais, depois de 60 aninhos. Bem, para ela, a personagem, foram apenas sete! Convidamos os fãs para brincar conosco nas comemorações que preparamos. Sessenta abraços para todos!”, celebra Mauricio de Sousa.

Fotos: Divulgação/MSP

turmadamonica.uol.com.br

@mauriciodesousaproducoes/

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *