As inscrições para o primeiro semestre de 2024 do programa USP 60+ estão abertas até o próximo dia 20 de fevereiro. São mais de 4 mil vagas para os cursos de graduação nas áreas de Comunicação, Direito, Tecnologia e Educação, além de atividades complementares como palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais.
Além da cidade de São Paulo, são ministrados nos campi do Interior, nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.
Na 57ª edição, a iniciativa gratuita completa 30 anos de atuação e sua importância é explicada pelo coordenador, o médico Egidio Dórea. Segundo ele, a ideia do programa USP 60+ é fornecer à essa população oportunidades para o aprendizado ao longo do curso de vida.
“Sabemos que esta é uma das características principais para se ter um envelhecimento saudável. Outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações. Inovamos quando acrescentamos a intergeracionalidade, essa troca de experiências dentro da sala de aula com os alunos da graduação”.
Produção audiovisual em comunicação digital; cultura e educação afro-brasileira e indígena; redação publicitária; direito tributário; introdução à programação de computadores; psicologia social; fisiologia da atividade motora; e política fiscal e orçamento público são exemplos de disciplinas regulares. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.
Para além do intelecto
Também estão previstas atividades físicas exclusivas para idosos como dança sênior, lian gong, dança de salão, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas: oficina de teatro, coral, trilha ecológica e visitas guiadas ao Museu de Zoologia e ao Parque Ciência e Tecnologia da USP.
e-mail: [email protected]