Cultura

Pinacoteca reúne tradição e relevância para a arte, há 120 anos

No projeto original, a grande cúpula, que jamais foi construída

É no Jardim da Luz, no centro da capital paulista, criado em 1825, portanto, o mais antigo parque público da cidade, que funciona, há 120 anos, a Pinacoteca de São Paulo. Considerado o museu de arte mais antigo do Estado, foi instalada em 1905 no prédio assinado pelo escritório de Ramos de Azevedo.

Seu acervo originalmente formado a partir da transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, hoje soma cerca de 11 mil peças de arte brasileira – desde o século XIX até a contemporaneidade – além das assinadas por artistas estrangeiros. Entre os nacionais, trabalhos de Anita Malfatti, Lygia Clark, Tarsila do Amaral, Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Candido Portinari e Oscar Pereira da Silva.

Com o passar do tempo, a Pinacoteca expandiu-se e, atualmente, conta com três edifícios: o histórico Pina Luz, que tem estilo neo-renascentista; o Pina Estação, no antigo Armazém Central da Estrada de Ferro Sorocabana, com a programação do Memorial da Resistência de São Paulo; e a Pina Contemporânea, uma moderna e ampla edificação, inaugurada há apenas dois anos.

Este terceiro prédio tem 22.041 m², potencial para receber mais de 1 milhão de visitantes por ano e consolidou a Pinacoteca como um dos maiores museus de arte da América Latina. Em suas atividades, mostras do rico acervo, exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais e projetos públicos multidisciplinares, além de oferecer um programa educativo abrangente e inclusivo. ​

As comemorações dos 120 anos da Pinacoteca já tiveram início e se estenderão até dezembro. Para conferir, acesse: https://pinacoteca.org.br/programacao/tipo/calendario-completo/

Fatos marcantes e interessantes

  • O prédio da Pinacoteca foi projetado para o Liceu de Artes e Ofícios e seu estilo, neo-renascentista, era usado em edificações de órgãos oficiais da época, conforme a tradição arquitetônica da Beaux-Arts parisiense.
  • No projeto original, a Pinacoteca teria uma grande cúpula, que jamais foi construída, sobre o salão central, tão alta que pudesse ser vista por todas as pessoas que transitavam na região.
  • Desde 2006, é administrada pela organização social Associação Pinacoteca Arte e Cultura – APAC. Anualmente, realiza cerca de 15 exposições e recebe aproximadamente 800 mil visitantes.
  • A palavra Pinacoteca vem do latim “pinacotheca” e significa sala que contém coleção de quadros.
  • No prédio histórico chama a atenção os pequenos ‘buracos’, formados pelo espaço entre os tijolos. São marcas dos antigos andaimes, que foram preservadas.
  • O Jardim da Luz foi criado para ser um Horto Botânico. Sua obra teve início em 1799 e, em 1825, abriu ao público como o primeiro espaço de lazer da cidade. Seu tombamento pelo Condephaat se deu em 1981.
  • A denominação ‘Luz’ surgiu quando Domingo Luís, um dos primeiros povoadores, que se estabeleceu no local em 1601, construiu pequena capela em devoção à Nossa Senhora da Luz. O parque atraía visitantes e devotos e, ao longo dos anos, o bairro que ali se formou também recebeu o nome Luz.

Créditos
Projeto original: Acervo Biblioteca de Artes Visuais | Pinacoteca de São Paulo
Pina Luz: Isabella Matheus
Pina Estação e Pina Contemporânea: Christina Rufatto

https://pinacoteca.org.br